Na tarde do último sábado, 28 de agosto, Memória de Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias – Catedral Metropolitana, a Ordenação Diaconal dos Seminaristas Luan, Lucas e Rafael.
A Celebração aconteceu com uma quantidade restrita de fieis por conta da pandemia do novo coronavírus.
Após a Proclamação do Evangelho, o Pe. Noel Novais, Reitor da Comunidade Teologia, apresentou os Seminaristas, como candidatos à Ordem do Diaconato, a Dom Josafá Menezes da Silva, Arcebispo Metropolitano.
Em sua homilia, o Metropolita, enfatizou a alegria em estar celebrando uma Ordenação Diaconal na última semana do mês vocacional. E que aquele momento era uma Ação de Graças de toda a Igreja Arquidiocesana.
Continuou dizendo, que os Diáconos devem ser como Jesus Cristo: que é Aquele que Serve. E que o próprio Cristo, havia escolhido os Seminaristas: Luan, Lucas e Rafael, por meio de seus formadores para o Serviço Missionário nos tempos desafiadores, mas ao mesmo tempo, cheios de esperança.
Concluída a Homilia, o Metropolita iniciou o Rito da Ordenação, onde, os Seminaristas Luan, assumiram publicamente o desejo de abraçar o Ensino da Palavra, a Caridade e o Serviço por meio da Ordem do Diaconato Transitório.
Procedeu-se com a Prece Litânica, e logo após, receberam a Dalmática e a Estola, vestes litúrgicas que lhe são próprias, e depois o livro do Santos Evangelhos, sendo acolhidos por Dom Josafá e a assembleia presente com uma calorosa salva de palmas.
Os Diáconos, então, exerceram pela primeira vez sua função, ao preparar o Altar para a Celebração do Santo Sacrifício.
Após a Comunhão, o Pe. Técio Andrade, Chanceler do Arcebispado, leu a Ata de Ordenação Diaconal dos Diáconos Luan, Lucas e Rafael.
“Para que todos sejam um, Pai, como Tu estás em mim e Eu em Ti” Jo 17, 21; assim iniciou o agradecimento, o Diác. Luan, ao término da Santa Eucaristia, nominando todos os aqueles que contribuiram para a cumprimento da sua vocação.
Terminado os agradecimentos, Dom Josafá divulgou a provisão de nomeação dos novos Diáconos:
- Diác. Luan, como Colaborador da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Nova Canaã;
- Diác. Lucas, como Colaborador da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Santa Maria Madalena, em Maiquinique; e
- Diác. Rafael, como Vice-Chanceler do Arcebispado.
Fotos: Olhar de Fé