Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
Comunidade Teológica Nossa Senhora das Vitórias celebra importante etapa na formação dos seminaristas em Belo Horizonte

Comunidade Teológica Nossa Senhora das Vitórias celebra importante etapa na formação dos seminaristas em Belo Horizonte

Testde de legenda

A Comunidade de Teologia Nossa Senhora das Vitórias viveu, nesta terça-feira (23), um dia marcado pela oração, pelo estudo e pela alegria da missão formativa.

A programação teve início com a celebração da Santa Missa, unida à oração das Laudes, reunindo formador e seminaristas em preparação espiritual para as apresentações monográficas que compõem uma importante etapa do processo acadêmico e vocacional.

Os seminaristas João Pedro, Célio Barbosa, Luís Augusto e Rômulo Prates apresentaram seus respectivos trabalhos monográficos no período da tarde. Com dedicação, empenho e profundo senso de responsabilidade, todos obtiveram aprovação máxima, coroando uma trajetória de estudo, pesquisa e amadurecimento humano, intelectual e espiritual.

O estudo da Teologia não se reduz apenas à aquisição de conhecimentos, mas constitui um caminho de configuração a Cristo, permitindo que os futuros sacerdotes anunciem o Evangelho com fidelidade à Igreja e sensibilidade diante dos desafios do tempo presente.

A aprovação dos seminaristas é motivo de ação de graças para toda a comunidade formativa, que reconhece, neste momento, a presença providente de Deus conduzindo cada passo daqueles que se preparam para o ministério ordenado.

O momento também contou com a presença do reitor, Padre André Costa Santos, e demais seminaristas, que acompanharam de perto mais esta importante etapa da formação dos futuros presbíteros. A participação deles, simboliza a proximidade e o cuidado de toda a Arquidiocese para com os seus seminaristas, que, unida em oração, sustenta e incentiva aqueles que se dedicam ao estudo e ao discernimento vocacional, preparando-se para o serviço ao povo de Deus.

Recorda São Tomás de Aquino, mestre da fé e patrono dos estudantes, que o exercício da razão também pode tornar-se louvor ao Criador:

“Se Deus me criou pensante, pensar é uma forma de louvar ao meu Criador. O estudo nos santifica.”

Que Nossa Senhora das Vitórias continue intercedendo pela perseverança e fidelidade, para que, enriquecidos pela ciência e pela graça, sejam pastores segundo o coração de Cristo.

 

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque