Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
/
Arquidiocese é representada na Assembleia Regional da Pastoral da Sobriedade

Arquidiocese é representada na Assembleia Regional da Pastoral da Sobriedade

Testde de legenda

No último final de semana, dos dias 23 e 24 de novembro, aconteceu, em Feira de Santana (BA), no Seminário Bom Pastor (da Diocese de Ruy Barbosa), a IV Assembleia da pastoral da sobriedade do Regional Nordeste 3. A Arquidiocese de Vitória da Conquista foi representada por Francisco Lopes Rodrigues Junior (coordenador arquidiocesano da pastoral da sobriedade), Suely Ribeiro de Oliveira (tesoureira arquidiocesana) e o Pe. Samuel Farias Lomes (assessor eclesiástico da pastoral).

Na Assembleia, cuja temática foi “na tenda da sobriedade somos todos irmãos”, ministrada pelo assessor do Regional NE 3, o Pe. Carlos Marçal, foi partilhada a missão deste ano de 2024, esperanças, desafios e anseios, bem como projetos para o ano de 2025, além de ter sido uma favorável ocasião de animação, fortalecimento, oração e confraternização entre os agentes de pastoral.

 

 

Sobre a Pastoral da Sobriedade

Considerando que 25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas, que cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos, a Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade.

Somos uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas Parceiras, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.

Confira, agora, os 12 passos da Pastoral da Sobriedade:

1) Admitir – Senhor, ADMITO minha dependência dos vícios e pecados, e que sozinho, não posso vencê-los. Liberta-me!

2) Confiar – Senhor, CONFIO em Ti, ouve o meu clamor. Cura-me!

3) Entregar – Senhor, ENTREGO minha vida, minhas dependências, em tuas mãos. Espero em Ti. Aceita-me!

4) Arrepender-se – Senhor, ARREPENDIDO de tudo que fiz, quero voltar para a tua graça, para a casa do Pai. Acolhe-me!

5) Confessar – Senhor, CONFESSO meus pecados, e publicamente, peço teu perdão e o perdão dos meus irmãos. Absolve-me!

6) Renascer – Senhor, RENASÇO no teu Espírito para a Sobriedade. O homem velho passou, eis que sou uma criatura nova. Batiza-me!

7) Reparar – Senhor, REPARO financeira e moralmente a todos que, na minha dependência, eu prejudiquei. Ajuda-me a resgatar minha dignidade e a confiança dos meus. Restaura-me!

8) Professar a Fé – Senhor, PROFESSO que creio na Santíssima Trindade e peço a ajuda da Igreja, com a interceção de todos os santos. Instrui-me na Tua Palavra!

9) Orar e Vigiar – Senhor, ORANDO e VIGIANDO para não cair em tentação, seremos perseverantes nos Teus ensinamentos. Dá-me a Tua Paz!

10) Servir – Senhor, SERVINDO, a exemplo de Maria, nossa mãe e de todos, queremos, gratuitamente, fazer dos excluídos os nossos preferidos, através da Pastoral da Sobriedade.

11) Celebrar – Senhor, CELEBRANDO a Eucaristia, em comunidade com os irmãos, teremos força e graça, para perseverarmos nesta caminhada. Alimenta-nos no Corpo e Sangue de Jesus!

12) Festejar – Senhor, FESTEJANDO os 12 passos para a Sobriedade Cristã, irmanados com todos, na mesma esperança, por uma vida sem drogas, queremos partilhar e anunciar Jesus Cristo Redentor, pelo nosso testemunho.

Fonte: Pastoral da Sobriedade

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque