Entre os dias 22 e 23 de Outubro de 2024, o Clero da Arquidiocese de Vitória da Conquista formado pelos Presbíteros e Diáconos Permanentes estiveram reunidos na Pastoral do Menor da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Conquista, para a Avaliação Anual da caminhada eclesial de nossa Igreja Particular. Neste encontro fraterno, estes servidores do Povo de Deus refletiram acerca dos resultados das ações pastorais realizadas no ano de 2024 e apresentaram propostas para o ano pastoral de 2025. A avaliação também consistiu no desenvolvimento do tema Pastoral Presbiteral, e em momentos de partilha, convivência, oração e Celebrações Eucarísticas.
Rezemos pelo Clero de nossa Arquidiocese para que impulsionados pela força do Espírito Santo possam prosseguir na ação evangelizadora como Igreja Sinodal de comunhão, participação e missão. Perseveremos em oração para que pela materna intercessão de Nossa Senhora das Vitórias, Excelsa Padroeira Arquidiocesana, Deus envie nosso novo Arcebispo Metropolitano. Os pastores e os fiéis, nas orações pessoais ou comunitárias, as Pastorais, Grupos, Movimentos, Associações, Seminários, Casas Religiosas são chamados, neste tempo de Sede Vacante, a suplicarem pela nomeação do novo Pastor de nossa Igreja Arquidiocesana. Eis a oração:
ORAÇÃO PELA NOMEAÇÃO DO NOVO ARCEBISPO METROPOLITANO DE VITÓRIA DA CONQUISTA
Ó Deus, Pai de infinita misericórdia e Senhor de toda a consolação, que em Jesus Cristo, o Bom Pastor, nos deu a imagem viva do Vosso amor por nós. Nós vos agradecemos por todos os benefícios que tens concedido à nossa Arquidiocese de Vitória da Conquista e Vos louvamos por todos os pastores que nos concedestes.
Voltai, mais uma vez, o Vosso olhar sobre nós, cumprindo a promessa de conceder ao vosso povo, pastores conforme o Vosso coração. Um pastor que Vos seja agradável pela santidade e, com solicitude, sirva ao rebanho, com o mesmo zelo dos Apóstolos.
Que o Divino Espírito Santo, ajude a todos nós – padres, diáconos, religiosos, consagrados e fiéis – a reconhecer nele o Cristo Bom Pastor e a obedecer com alegria e plena confiança às palavras que suscitarás em seu coração.
Que a materna intercessão de Nossa Senhora das Vitórias, nossa padroeira arquidiocesana, nos inspire confiança e serenidade neste tempo de espera. Tudo isto Vos pedimos, por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus, e Convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém!