Aconteceu, entre os dias 1º e 3 de outubro deste ano, na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), o Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros, organizado pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Mais de 250 padres, incluindo o Pe. João Santos Pires Júnior (Assessor Eclesiástico da Catequese do Vicariato São Marcos) representando nossa Arquidiocese, participaram da iniciativa que buscou aprofundar temas relacionados à transmissão da fé na cultura atual.
A celebração de abertura foi presidida pelo arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, Dom Leomar Antônio Brustolin, que na sequência proferiu uma palestra na qual destacou os três elementos norteadores da reflexão sobre a atual evangelização: sinais dos tempos, conversão pastoral e missão.
ABC da Iniciação à Vida Cristã
Responsável pela conferência sobre o “ABC da Iniciação à Vida Cristã”, o assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, Pe. Wagner Carvalho, fez com que os participantes refletissem sobre terminologias e momentos celebrativos.

Dividida em três partes, o estudo se propôs, primeiro, a definir a natureza da iniciação e justificar o motivo para que a Igreja escolha como itinerário a formação do discípulo missionário. A segunda parte se concentrou na definição dos conceitos e, por último, destacou os desafios e oportunidades daquilo que está se falando na iniciação.
Querigma
Mariana Venâncio, também assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, proferiu no segundo dia de Seminário uma conferência sobre o “Querigma”, no qual destacou o seu significado, finalidade, pressupostos, decorrências e, ainda, como anunciá-lo.
Em entrevista ao portal da CNBB, Mariana salientou que aquele que acolhe o Querigma sente o amor do Pai, “sente-se envolvido por esse amor e sente então a necessidade de viver uma vida nova”. Por isso, segundo ela, abre-se a conversão e sente-se a necessidade da graça de Deus que se dá pelo Espírito Santo em comunidade.
Fonte e Fotos: CNBB