Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
/
Encontro da OVS do Vicariato São João acontece na Paróquia São Sebastião, em Itambé

Encontro da OVS do Vicariato São João acontece na Paróquia São Sebastião, em Itambé

Testde de legenda

Neste último domingo (29/09) aconteceu o encontro da OVS (Obra das Vocações Sacerdotais) do Vicariato São João na Paróquia São Sebastião, em Itambé. O encontro foi conduzido pelo Pe. Edmilson José dos Santos, Reitor do Seminário Arquidiocesano de Filosofia, que trabalhou a Bula do Papa Francisco Spes Nom Confundit (A esperança não decepciona) e o tema do Ano da Oração, juntamente com o Seminarista Andrew Raphael dos Santos. Marcou presença também o Pároco da Paróquia, Pe. Wesdras dos Santos Silva, SDV.

 

 

Histórico da OVS na Arquidiocese

Com a criação da Diocese de Vitória da Conquista em 1957, iniciou-se a preocupação de seu primeiro pastor Dom Jacksom Berenguer Prado para a formação de um clero proveniente da própria diocese. Para tanto, Dom Jacksom investiu no trabalho vocacional promovendo a criação da OVS e incentivando os fiéis a ajudarem na construção do Seminário Diocesano onde seriam formados os futuros presbíteros.

No ano 2015, realizou-se o Ano Vocacional Arquidiocesano para que todos se sentissem interpelados e desafiados a cultivar e amadurecer a sua vocação. Neste mesmo ano a Obra das Vocações Sacerdotais completou 50 anos desde a sua fundação, e nosso arcebispo Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu inspirado pelo Espírito Santo buscou reanimar a O. V. S já articulada em algumas paróquias em toda a Arquidiocese com os seguintes objetivos:

1) ORAÇÃO – A Família cristã deve cultivar, todos os dias, uma oração que abranja todos os anseios da humanidade, pedindo a Deus que realize seu Reino de amor, enviando “operários para sua messe” que promovam justiça e paz no mundo. Rezando pela perseverança dos seminaristas, sacerdotes e do nosso Arcebispo.

2) OFERTA DA VIDA – Recordar dos zeladores, sócios, vocacionados que doam as vidas por causa da missão. Muitas vezes, cheia de sacrifícios e de dificuldades, unida ao sacrifício de Cristo, essa doação tem uma enorme força redentora.

3) COOPERAÇÃO MATERIAL – “Maior felicidade em dar que em receber” (At.20,35). Deus nos deu muitas riquezas (vida, bens, possibilidades, família, etc.) não só para nosso próprio bem, mas também em favor de nossos irmãos e irmãs. Lembre-se que você é um administrador dos bens de Deus. Neste sentido, a contribuição mensal e tantos gestos de generosidade devolvemos por três motivos:

Por Deus: porque recebemos os dons para compartilhá-los e Ele nos chama a fazê-lo com generosidade de coração;

Pela formação dos futuros presbíteros: porque são muitas as necessidades materiais e econômicas das nossas casas de formação. Como por exemplo formação missionária, faculdade, livros, alimentação, transporte e saúde.

Por nós mesmos: para salvar-nos, cumprindo fielmente nossa própria missão de testemunhar e comunicar nossa fé, com tudo o que somos e com tudo o que temos.

A Igreja discípula missionária de Jesus nos orienta que “é necessário intensificar de diversas maneiras a oração pelas vocações, com as quais também se contribui para criar uma maior sensibilidade e receptividade diante do chamado do Senhor; assim como promover e coordenar diversas iniciativas vocacionais. As vocações são dom de Deus. Portanto, em cada diocese, não devem faltar orações especiais ao Dono da messe”. Dap 314.

Neste sentido, desejamos que em todas as comunidades paroquiais da nossa Arquidiocese criem ou reanimem os grupos da OVS para rezarem pelas vocações.

O que é a OVS?

A Obra das Vocações Sacerdotais é um apostolado arquidiocesano que tem por objetivo a manutenção dos seminários; contribuindo, assim, para a formação dos nossos futuros Presbíteros.

Além da generosidade dos sócios (benfeitores desta obra), a O.V.S  também conta com a oração de todo o povo de Deus, para que a nossa Arquidiocese possa formar bons sacerdotes que, atendendo ao chamado de Deus, dedicam-se ao serviço missionário na sua Igreja.

Quem é o Sócio e qual a sua missão?

É uma pessoa que ama Jesus e sua  Igreja e contribui mensalmente, de forma financeira, para manter as atividades formativas dos seminaristas no seminário.

Quem é o zelador e qual a sua missão?

É uma pessoa que ama Jesus e sua Igreja e coordena um determinado número de sócios. Além de arrecadar a contribuição mensal dos sócios e de prestar contas junto à coordenação paroquial da O.V.S, ao zelador cabe, ainda, a missão de visitar e rezar por todos os associados.

Oração pelos Sacerdotes

Senhor Jesus, presente no Santíssimo Sacramento do Altar, que vos quisestes perpetuar entre nós por meio de vossos sacerdotes, fazei com que suas palavras sejam somente as vossas, que seus gestos sejam os vossos, que sua vida seja o fiel reflexo da vossa.

Que eles sejam os homens que falem a Deus dos homens e falem aos homens de Deus. Que não tenham medo de servir, servindo a Igreja como ela quer ser servida. Que sejam homens, testemunhas do eterno nosso tempo, caminhando pelas estradas da história com vosso mesmo passo e fazendo o bem a todos.

Que sejam fiéis aos seus compromissos, zelosos de sua vocação e de sua entrega, claros reflexos da própria identidade e que vivam com alegria o dom recebido. Tudo isso vos peço pela intercessão de vossa Mãe Santíssima: ela que esteve presente em vossa vida, esteja sempre presente na vida dos vossos sacerdotes. Amém!

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque