A Comunidade de Teologia Nossa Senhora das Vitórias viveu, nesta terça-feira (23), um dia marcado pela oração, pelo estudo e pela alegria da missão formativa.
A programação teve início com a celebração da Santa Missa, unida à oração das Laudes, reunindo formador e seminaristas em preparação espiritual para as apresentações monográficas que compõem uma importante etapa do processo acadêmico e vocacional.
Os seminaristas João Pedro, Célio Barbosa, Luís Augusto e Rômulo Prates apresentaram seus respectivos trabalhos monográficos no período da tarde. Com dedicação, empenho e profundo senso de responsabilidade, todos obtiveram aprovação máxima, coroando uma trajetória de estudo, pesquisa e amadurecimento humano, intelectual e espiritual.
O estudo da Teologia não se reduz apenas à aquisição de conhecimentos, mas constitui um caminho de configuração a Cristo, permitindo que os futuros sacerdotes anunciem o Evangelho com fidelidade à Igreja e sensibilidade diante dos desafios do tempo presente.
A aprovação dos seminaristas é motivo de ação de graças para toda a comunidade formativa, que reconhece, neste momento, a presença providente de Deus conduzindo cada passo daqueles que se preparam para o ministério ordenado.
O momento também contou com a presença do reitor, Padre André Costa Santos, e demais seminaristas, que acompanharam de perto mais esta importante etapa da formação dos futuros presbíteros. A participação deles, simboliza a proximidade e o cuidado de toda a Arquidiocese para com os seus seminaristas, que, unida em oração, sustenta e incentiva aqueles que se dedicam ao estudo e ao discernimento vocacional, preparando-se para o serviço ao povo de Deus.
Recorda São Tomás de Aquino, mestre da fé e patrono dos estudantes, que o exercício da razão também pode tornar-se louvor ao Criador:
“Se Deus me criou pensante, pensar é uma forma de louvar ao meu Criador. O estudo nos santifica.”
Que Nossa Senhora das Vitórias continue intercedendo pela perseverança e fidelidade, para que, enriquecidos pela ciência e pela graça, sejam pastores segundo o coração de Cristo.