Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa celebra Missa de Exéquias de Frei Bernardo Alves, OFMCap

Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa celebra Missa de Exéquias de Frei Bernardo Alves, OFMCap

Testde de legenda

No dia 30 de janeiro, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa, em Vitória da Conquista, realizou a Missa de Corpo Presente e a Missa das Exéquias do Frei Bernardo Alves dos Santos, OFMCap.

A celebração contou com a presença de confrades da Província, padres da Arquidiocese, fiéis e familiares, que se reuniram em oração para prestar a última homenagem ao religioso. O momento foi marcado pela fé, pela gratidão e pela memória de uma vida inteiramente dedicada ao serviço do Evangelho, da Igreja e dos mais necessitados.

Durante a celebração, foram recordados o testemunho franciscano de Frei Bernardo, sua simplicidade, o espírito fraterno e o compromisso pastoral vividos ao longo de sua caminhada religiosa.

A Missa das Exéquias foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Vítor Agnaldo de Menezes, que destacou a esperança cristã na ressurreição e o legado deixado por Frei Bernardo à comunidade e à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Que o testemunho de fé, simplicidade e serviço de Frei Bernardo permaneça como sinal de esperança para a Igreja, inspirando os fiéis a seguirem, com humildade e amor, os passos de Cristo.

 

Breve testemunho sobre a vida de Frei Bernardo Alves dos Santos, OFMCap

AGNALDO ALVES DOS SANTOS (Frei Bernardo de Itapicuru) nasceu no dia 30 de dezembro de 1935, na cidade de Itapicuru – BA. Ingressou no Seminário de Alagoinhas no dia 15 de março de 1953 e foi admitido ao noviciado em 7 de fevereiro de 1954, no Convento Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, em Esplanada – BA. Fez sua Profissão Temporária no dia 8 de fevereiro de 1955, e a Profissão Solene no dia 16 de fevereiro de 1958, no Convento Santo Antônio, em Feira de Santana – BA.

Chegou a Vitória da Conquista pela primeira vez ainda na década 1950, no período de transição dos capuchinhos da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias ao Seminário de Fátima. Em 1972, foi enviado para Vitória da Conquista como recepcionista e sacristão do Seminário. Sua missão na Zona Oeste da cidade foi intensa até 2017 quando, por motivos de saúde, precisou ser transferido ao Convento da Piedade, em Salvador.

Ao longo de sua caminhada tornou-se uma das figuras religiosas mais queridas e marcantes de Vitória da Conquista. Foi grande propagador da devoção a Santo Antônio e motivou o início da tradicional Missa Votiva ao santo português das terças-feiras. Foi o principal articulador para que Santo Antônio fosse proclamado co-padroeiro da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Sua atuação pastoral marcou gerações. Durante muitos anos organizou romarias para Bom Jesus da Lapa. Foi responsável pela implantação do Apostolado da Oração e da Congregação Mariana. Foi grande incentivador da Legião de Maria e da Ordem Franciscana Secular.

Ficou conhecido por cuidar da tradicional “Lojinha de Frei Bernardo”, que por muito tempo foi a única loja de artigos religiosos da zona oeste de Conquista, e destinar seus fundos aos cuidados dos pobres e idosos da comunidade.

Na Paróquia cuidava com extremo zelo de todas as atividades religiosas, procissões, celebrações da Semana Santa e festas litúrgicas. Foi o promotor de muitas práticas de piedade popular. Soube cultivar boas amizades e relações com toda a sociedade conquistense.

Seu testemunho de vida inspirou jovens a abraçarem a vida religiosa capuchinha. Padres e Bispos encontraram em Frei Bernardo um belo exemplo de doação e humildade.

Frei Bernardo tornou-se parte viva da história da fé em Vitória da Conquista, permanecendo na memória e no coração de todos que tiveram a graça de conhecê-lo.

Que ele agora, pela misericórdia de Deus, descanse em paz.
R.I.P.

Frei Gleizer Campinho, OFMCap
Guardião do Seminário de Fátima

Confira alguns registros:

 

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque