Na última segunda-feira, 26 de janeiro, o Pe. Frenilson da Conceição Brito, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Vitória da Conquista, apresentou sua dissertação do mestrado em Teologia Pastoral, com o tema: Imago Dei, Imago Hominis: Convite a Humanização à vocação, a maturidade humana e espiritual.
A dissertação objetivou: “Investigar o conceito de pessoa humana à luz da Antropologia Teológica e Filosófica, buscando Compreender sua dignidade, vocação e os caminhos que conduzem à maturidade integral, propondo uma via de integração (…).”
A banca foi constituída pelos professores: profa. Dra. Clélia Peretti, Orientadora; Prof. Dr. Rafael Martins Fernandes (PPGTEO PUCRS); Prof. Dr. Abimar Oliveira de Moraes (PUC-Rio); e o Prof. Dr. Tiago de Fraga Gomes, Coordenador do PPGTEO – Pela PUCRS).
A dissertação Imago Hominis, é um convite à Humanização: A vocação à maturidade humana e espiritual desenvolve uma reflexão consistente sobre a pessoa humana. Ao investigar o mistério do Criador, que ama sua criatura sem limites, evidencia-se a tensão provocada pela presença do mal, capaz de seduzir o ser humano e levá-lo a esquecer o amor essencial por si mesmo e por Deus. Nesse horizonte, ressoa a advertência de São Francisco de Assis: “O amor não é amado”.
No exercício do verdadeiro amor, a pessoa reconhece sua identidade, ama o Criador e realiza sua vocação. O Imago Dei manifesta-se, assim, como a capacidade de refletir na própria existência a imagem daquele que a criou, respondendo livremente ao amor divino.
Confira alguns registros: