Entre os dias 21 e 23 de fevereiro, o distrito de Arraial Velho, em Sabará – MG, foi o local escolhido para o retiro anual dos seminaristas da etapa teológica da Arquidiocese. O encontro, que contou com a assessoria do Padre Valmir Neves Silva, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, proporcionou aos seminaristas participantes um tempo privilegiado de recolhimento e reflexão.


Com 41 anos de ministério, o Padre Valmir compartilhou com os seminaristas sua vasta trajetória, enriquecendo as reflexões com sua experiência pastoral e espiritual. Sua presença, marcada pela alegria contagiante, criou um ambiente fraterno e agradável, propiciando momentos de profunda reflexão, partilha e aprendizado.
O retiro anual é um importante momento na formação dos futuros sacerdotes, que têm a oportunidade de se aprofundar em sua fé e vocação, fortalecendo os laços de fraternidade entre a comunidade seminarística. A assessoria do Padre Valmir, contribui significativamente para o enriquecimento espiritual dos seminaristas.
A dimensão espiritual é um dos quatro pilares da formação dos seminaristas para a vida presbiteral. De acordo com o documento das recomendações pastorais da Assembleia Plenária da Pontifícia comissão para a América Latina sobre a formação sacerdotal nos seminários, esta dimensão espiritual visa formar sacerdotes com um coração misericordioso como o de Jesus, capazes de servir ao próximo e de amar a Eucaristia como centro de suas vidas. Essa formação passa pela necessidade de um encontro pessoal com Jesus Cristo, o amor pela Eucaristia, a prática da penitência, a experiência do mistério de Cristo na liturgia, a vivência da caridade, a direção espiritual, a oração pessoal, a entrega e o sacrifício, a devoção a Maria e a espiritualidade da caridade pastoral.





