Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
Nossa Arquidiocese celebrará Missa de abertura do Jubileu de 2025

Nossa Arquidiocese celebrará Missa de abertura do Jubileu de 2025

Testde de legenda

Arquidiocese de Vitória da Conquista celebrará a Santa Missa de abertura do Jubileu Ordinário de 2025

O Jubileu de 2025, peregrinos da esperança, terá início com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, no dia 24 de dezembro de 2024, pelo Papa Francisco. Em nossa Arquidiocese a abertura do JUBILEU ORDINÁRIO DA ESPERANÇA 2025 será no dia 29 de dezembro. A programação iniciará às 9 HORAS DA MANHÃ na PRAÇA BARÃO DO RIO BRANCO com a concentração dos fiéis que sairão por volta de 9h30 caminhando em direção a nossa IGREJA CATEDRAL METROPOLITANA NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS. Em seguida será celebrada a SANTA MISSA presidida pelo Administrador Arquidiocesano, Pe. Gerson de Jesus Bittencourt, e concelebrada pelo Clero, dando início ao JUBILEU ORDINÁRIO DA ESPERANÇA 2025 na ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA.

Seguindo o magistério pontifício, a Arquidiocese de Vitória da Conquista realizará a abertura do JUBILEU ORDINÁRIO DA ESPERANÇA 2025, conforme a programação proposta pelo Santo Padre, o Papa Francisco. Na bula de proclamação intitulada Spes non confundit (“a esperança não decepciona” – Rm 5,5), nosso Pontífice anunciou a abertura do 27.º Jubileu Ordinário da Igreja: “Sustentado por tão longa tradição e certo de que este Ano Jubilar poderá ser, para toda a Igreja, uma intensa experiência de graça e de esperança, estabeleço que a Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, seja aberta a 24 de dezembro do corrente ano de 2024, iniciando-se assim o Jubileu Ordinário”.

O Santo Padre determina que no dia 29 de dezembro de 2024, em todas as Catedrais do mundo, os Bispos Diocesanos celebrem a Missa de abertura solene do Jubileu da Esperança, de acordo com um ritual especial preparado para a ocasião: “Estabeleço ainda que, no domingo 29 de dezembro de 2024, em todas as catedrais e concatedrais, os Bispos diocesanos celebrem a Santa Missa como abertura solene do Ano Jubilar”. Durante o Ano Santo, que terminará nas Igrejas Particulares no dia 28 de dezembro de 2025, o Povo de Deus de nossa Arquidiocese é chamado a acolher, com plena participação, o anúncio de esperança da graça de Deus e os sinais de sua eficácia.

A esperança é a mensagem central do JUBILEU ORDINÁRIO DO ANO 2025: Peregrinos de esperança. O Jubileu é ocasião para reanimar a nossa esperança, em que se abre novamente a Porta Santa para oferecer a experiência viva do amor de Deus, que desperta no coração a esperança segura da salvação de Cristo. “Ora, a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,1-2,5). A esperança nasce do amor e fundamenta-se no amor do coração de Cristo trespassado na cruz, por isso ela não desilude. A vida cristã é um caminho que precisa de momentos fortes como o Jubileu, para nutrir e robustecer a esperança. A peregrinação que ocorrerá no Ano Santo de 2025 até a Porta Santa de nossa Igreja Catedral, representa um elemento fundamental de todo o evento jubilar. Colocar-se a caminho é o que deve ser feito por homens e mulheres que crêm em Jesus Cristo, razão da nossa esperança.
A abertura solene do Ano Jubilar em nossa Igreja Catedral constitui o início oficial das peregrinações a serem realizadas por todos os católicos e pessoas de boa vontade dos 20 municípios que compreendem o território da Arquidiocese de Vitória da Conquista (Itapetinga, Poções, Barra do Choça, Anagé, Cândido Sales, Itambé, Planalto, Macarani, Iguaí, Encruzilhada, Belo Campo, Itarantim, Ibicuí, Nova Canaã, Caetanos, Ribeirão do Largo, Bom Jesus da Serra, Maiquinique, Caatiba e Vitória da Conquista).

Os Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas, Consagrados, Fiéis Leigos e Leigas de nossas Comunidades, Pastorais, Grupos e Movimentos e Associações, enfim, todo o Povo de Deus de nossa amada Arquidiocese de Vitória da Conquista é convocado para celebrar com alegria, fé, e espírito de conversão este Ano Santo de 2025. Em Sinodalidade com o Papa Francisco sejamos peregrinos de Esperança: “Cada um de nós precisa de esperança: as nossas vidas, às vezes cansadas e feridas, os nossos corações sedentos de verdade, bondade e beleza, os nossos sonhos que nenhuma escuridão pode extinguir. Tudo, dentro e fora de nós, invoca esperança e vai procurando, mesmo sem o saber, a proximidade a Deus. Irmãos e irmãs, que o Senhor ressuscitado e elevado ao Céu nos dê a graça de redescobrir a esperança, de anunciar a esperança, de construir a esperança”.

Participemos da abertura do JUBILEU ORDINÁRIO DA ESPERANÇA 2025 no dia 29 de dezembro, às 9 HORAS DA MANHÃ na PRAÇA BARÃO DO RIO BRANCO com a caminhada do Povo de Deus em direção a nossa IGREJA CATEDRAL METROPOLITANA NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS. E logo em seguida, a SANTA MISSA dando início ao JUBILEU ORDINÁRIO DA ESPERANÇA 2025 na ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA.

Oração do Jubileu 2025 do Papa Francisco

Pai que estás nos céus, a fé que nos deste no teu filho Jesus Cristo, nosso irmão, e a chama de caridade derramada nos nossos corações pelo Espírito Santo despertem em nós a bem-aventurada esperança para a vinda do teu Reino. A tua graça nos transforme em cultivadores diligentes das sementes do Evangelho que fermentem a humanidade e o cosmos, na espera confiante dos novos céus e da nova terra, quando, vencidas a potências do Mal, se manifestar para sempre a tua glória. A graça do Jubileu reavive em nós, Peregrinos de Esperança, o desejo dos bens celestes e derrame sobre o mundo inteiro a alegria e a paz do nosso Redentor. A ti, Deus bendito na eternidade, louvor e glória pelos séculos dos séculos. Amém.

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque