Continuando a programação da visita à Itália, aos 13 de maio, Dom Josafá Menezes, conduzido por Ir. Maria José, visitou a Casa Geral das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, situada na Aurélia Antiga, onde foram recepcionados com uma belíssima alegria pelas irmãs.
Além da casa, visitou também o Noviciado, Casa de Acolhimento e outros espaços grandes e bonitos de propriedade das religiosas. O Arcebispo ficou impressionado com a extensão de terras e as várias edificações, diversas casas e também espaços para plantação e atividades esportivas. A irmã disse que no tempo da pandemia as diversas quadras e piscinas ficaram desativadas.
Na ocasião, celebrou a missa votiva à Nossa Senhora de Fátima, onde teve contato pela primeira vez com a nova versão do Missal Italiano, onde conheceu a estética, modificações de conteúdo, novas orações eucarísticas e outras intervenções importantes.
Após o término da missa, um belo jantar, feito pelas Irmãs foi servido e aproveitaram a oportunidade para desfrutar de uma boa conversa, onde uma Irmã que já esteve em Vitória da Conquista, lembrou do “orfanato” e dos jovens mortos pelo crime.
Em Vitória da Conquista, a Congregação das Irmãs do Pobres de Santa Catarina, tem o Lar Santa Catarina de Sena, especificamente um orfanato, no bairro Brasil.
A trajetória para chegar ao hoje Lar, foi muito longa, dando início no ano de 1956, com um grupo de Irmãs que trabalhavam no Hospital e Maternidade Santa Casa de Misericórdia e Hospital Regional Crescêncio Silveira estavam inquietas com a extrema pobreza no município, perceberam a necessidade de construir um abrigo para o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Daí surge o Lar Santa Catarina de Sena.
O local onde é a o Lar, foi doado por Sr. Gildasio Cairo, por meio do grupo Pioneiras do Bem. A casa foi construída através da participação das senhoras da Casa da Amizade, senhores Rotarianos, do Frei Benjamim de Villagrande, OFMCap e toda comunidade conquistense.
Recordamos que antes do Lar, as Irmãs contribuíram no Hospital São Vicente, sendo o único e primeiro hospital da cidade que foi criado pelas obras de caridade da Igreja Católica.











