Entre os dias 20 a 22 de setembro, os Seminaristas da comunidade Propedêutica e da Filosofia participaram do Retiro Espiritual sobre o tema: “A oração à luz do Pai Nosso”. O retiro realizado em um sítio localizado em Itarantim foi conduzido pelo Pe. Gildeir da Silva Santos, Diretor Espiritual do Seminário. No retiro, foi enfatizado, à luz da oração que o Senhor Jesus nos ensinou, a importância da vida de oração no crescimento das disposições interiores, tais como silêncio, meditação, oração pessoal e entrega total da vida a Cristo Jesus.
Os Seminaristas puderam reabastecer as forças para prosseguirem no processo formativo. O retiro foi transcorrido por momentos como meditação pessoal, adoração ao Santíssimo Sacramento, Momento Mariano com oração do Santo Terço, confissões e celebrações da Santa Missa.
Além do Diretor Espiritual e pregador do Retiro, Pe. Gildeir, também participaram do retiro o Reitor do Seminário de Filosofia, Pe. Edmilson José dos Santos, e o Reitor do Seminário Propedêutico, Pe. Nailson Gonçalves dos Santos.
O Documento da Congregação para o Clero, publicado em 2016, O Dom da Vocação Presbiteral – Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis – afirma: “O DOM DA VOCAÇÃO ao presbiterado, conferido por Deus no coração de alguns homens, exige da Igreja propor-lhes um sério caminho de formação… trata-se de conservar e desenvolver as vocações, para que produzam frutos maduros. Elas constituem um ‘diamante bruto’, que deve ser trabalhado com habilidade, respeito pela consciência das pessoas e paciência, para que resplandeçam no meio do Povo de Deus”. A vocação é DOM de Deus, não nasce pronta, mas como ‘diamante bruto’ precisa ser lapidada, formada com muita dedicação pelos formadores.
Quatro etapas compõem o tempo de formação para o sacerdócio ministerial: a etapa Propedêutica; a etapa dos estudos filosóficos (Discipulado); etapa dos estudos teológicos (Configuração) e a etapa pastoral (ou Síntese vocacional).
Rezemos pelos seminaristas que estão em processo de formação, de amadurecimento e discernimento pela vocação em servir o Povo de Deus. Que a Virgem Maria, Mãe das Vocações, interceda pela perseverança desses jovens, ajudando-lhes a assim como ela, responder fielmente o seu sim ao chamado que Deus lhes faz.