Seminários da Arquidiocese encerram Ano Letivo com celebração da Santa Missa
A Missa de encerramento do ano letivo de 2024 para os seminaristas das duas casas de formação da Arquidiocese de Vitória da Conquista aconteceu na manhã do sábado (30/11/2024), no Seminário Propedêutico Bom Pastor em Itapetinga e na sexta-feira (06/12/2024 no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias em Vitória da Conquista. No dia 10 do referido mês foi celebrada a Missa de Encerramento das atividades formativas à vida presbiteral referente ao período da Configuração da Comunidade de Teologia Nossa Senhora das Vitórias em Belo Horizonte presidida pelo Reitor, Pe. André Costa Santos.
O Administrador da Arquidiocese, Pe. Gerson de Jesus Bittencourt presidiu a celebração nas Capelas em duas Casas de Formação, concelebradas pelos reitores dos seminários, diretor espiritual e presbíteros diocesanos: Pe. Nailson Gonçalves dos Santos (Reitor do Propedêutico), Pe. Edmilson José dos Santos (Reitor da Filosofia), Pe. Gildeir da Silva Santos (Diretor Espiritual), Pe. Zenilton Dias dos Santos (Diretor do Instituto de Filosofia), Pe. Pericles Silva Gomes, Pe. Uilton Pereira da Silva, Pe. Ariosvaldo de Jesus Aragão, Pe. Wanderson Aminadab Barros Oliveira, Pe. Geneildo Almeida Lima, Pe. Ednilton de Jesus Oliveira e Pe. Lucas dos Santos Pereira. Familiares, professores, funcionários dos seminários, membros da Obra das Vocações Sacerdotais e demais fieis leigos participaram da Celebração Eucarística na qual todos renderam graças pela conclusão do Ano Formativo 2024. Após a Santa Missa, os presentes participaram de um almoço festivo nas dependências dos seminários.
Ao longo deste ano, os jovens que estão na caminhada vocacional em preparação para o ministério ordenado receberam de forma conjugada formação nos âmbitos do conhecimento acadêmico, da espiritualidade, da pastoral, da dimensão humana e comunitária.
Bendito seja Deus por tudo o que foi vivido neste ano: as atividades realizadas, o conhecimento adquirido, as amizades cultivadas, bem como as fadigas, desafios e o empenho de cada um. Que Deus transforme tudo isso em frutos de vida e de sabedoria.
Os Vocacionados da Etapa Propedêutica prosseguirão o caminho de discernimento vocacional na Etapa do Discipulado (Filosofia). No Seminário de Filosofia, os seminaristas do 3º ano apresentaram os trabalhos de conclusão do Curso, e iniciarão a Etapa da Configuração (Teologia) em 2025. Dois seminaristas da Etapa da Configuração (Teologia) terminaram essa fase da formação e iniciarão a Síntese Vocacional no ano vindouro.
A rotina formativa é exigente, com horários rigorosos de estudo, oração e trabalho pastoral. O corpo e a cabeça pedem um descanso, e eles também aguardam pelo período de recesso, geralmente concedido duas vezes ao ano, em julho e depois nos meses de dezembro e janeiro.
O recesso do seminário é importantíssimo para a reflexão pessoal sobre a caminhada realizada, para reencontrar os familiares que lhes dão o apoio e incentivo vocacional, para rever os amigos e a comunidade eclesial de origem, e para partilhar com estas pessoas a vivência e perspectivas da vida religiosa. As férias são um tempo de graça que deve lhes favorecer espiritualmente, descansar o corpo e elevar a espiritualidade.
Em Mensagem divulgada no mês de abril deste ano de 2024 o Papa Francisco disse sobre as vocações:
“Cada vocação é um “diamante bruto” que deve ser polido, trabalhado, que deve ser moldado em todas as suas faces. Um bom sacerdote, uma religiosa, deve antes de tudo ser um homem, uma mulher formados, trabalhados pela graça do Senhor. Pessoas conscientes dos seus limites e dispostas a levar uma vida de oração, de dedicação ao testemunho do Evangelho. A sua preparação deve ser integral, deve desenvolver-se a partir do seminário e do noviciado, no contato direto com a vida das outras pessoas. Isto é fundamental. A formação não termina num determinado momento, mas continua ao longo de toda a vida, ao longo dos anos integrando a pessoa, intelectualmente, humanamente, afetivamente, espiritualmente. E ainda mais, a sua preparação para viver em comunidade, é muito enriquecedora a vida em comunidade, embora às vezes possa ser difícil. Porque não é o mesmo viver juntos que viver em comunidade. Rezemos para que os religiosos, as religiosas e os seminaristas cresçam em seu caminho vocacional através de uma formação humana, pastoral, espiritual e comunitária, que os leve a serem testemunhas credíveis do Evangelho.” Todo o Povo de Deus deve rezar pelos seminaristas para que se tornem pessoas santas, equilibradas que testemunhem autenticamente Jesus Cristo.
Oração pelos Seminaristas
Senhor nosso Deus, nós vos pedimos pela intercessão poderosa de Nossa Mãe Santíssima Imaculada, Mãe da Igreja, Rainha dos Apóstolos e Mãe dos Sacerdotes, que abençoe, proteja e santifique os seminaristas do mundo inteiro.
Em particular, nós vos pedimos pelos seminaristas para que sejam perseverantes e fervorosos na oração, alegres na esperança viva, generosos na caridade, firmes e inquebrantáveis na fé, humildes no serviço do Reino, ouvintes atentos e praticantes da Santa Palavra, obedientes aos vossos mandamentos, e fiéis ao vosso chamado para que se tornem santos sacerdotes, santos pastores, santos missionários, santos pregadores da Palavra, para o bem da vossa Igreja, e de toda a humanidade. Por Cristo, Senhor nosso. AMÉM.
Etapa do Propedêutico (Itapetinga)





Etapa da Filosofia (Discipulado) [Vitória da Conquista]





Etapa da Teologia (Configuração) [Belo Horizonte – MG]



