Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
/
/
Santa Missa da Quarta-feira de Cinzas na Catedral e início oficial da Campanha da Fraternidade 2024

Santa Missa da Quarta-feira de Cinzas na Catedral e início oficial da Campanha da Fraternidade 2024

Testde de legenda

Nesta quarta-feira, 14 de fevereiro, às 8h00, foi celebrada na Catedral Metropolitana de Vitória da Conquista a Santa Missa de Cinzas, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Josafá Menezes da Silva, e concelebrada por alguns dos Presbíteros da Arquidiocese.

Na Santa Missa, foi declarada aberta, oficialmente, a Campanha da Fraternidade 2024, em comunhão com a Igreja no Brasil, sob o tema “Fraternidade de amizade social”. Ao fim da Celebração, o Coordenador de Pastoral Arquidiocesano, Pe. Frenilson da Conceição Brito, declarou a seguinte mensagem:

“Irmãos e irmãs, reunidos nesta Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, representando todos os Vicariatos da Arquidiocese de Vitória da Conquista, iniciamos, com a imposição das cinzas, com toda a Igreja, a Quaresma 2024, tempo de conversão, penitência e solidariedade.

Pela 61ª vez, com toda a Igreja Católica no Brasil, vivenciaremos mais uma preparação para a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, uma preparação que não pode ser individualista, mas deve ser expressão de comunhão, conversão e partilha.

A mensagem sobre a Quaresma 2024 enviada pelo Papa Francisco para igreja no mundo inteiro tem como título: “Deus nos guia pelo deserto para a liberdade”. “Deus educa o seu povo, para que saia das suas escravidões e experimente a passagem da morte à vida”, “Como um esposo, atrai-nos novamente a Si e sussurra ao nosso coração palavras de amor […]”. Na Quaresma, encontramos novos critérios de juízo e uma comunidade com a qual avançar por um caminho nunca percorrido.

Em comunhão com a Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, inspirada pela vida de São Francisco de Assis, a Campanha da Fraternidade 2024 busca fazer um caminho quaresmal em três perspectivas: primeiro, incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus; segundo, impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família e, terceiro, a agir conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.

“Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8) quem nos ajudar a fazer um caminho quaresmal de oração, jejum e solidariedade. São três exigências que se completam profundamente.

A CF 2024 nos ajuda a viver a proposta pastoral que a nossa Arquidiocese está assumindo para celebrar o Jubileu de 2025, 60 anos do Concílio Vaticano II.

O ano 2024 deve ser “uma grande «sinfonia» de oração. Oração, em primeiro lugar, para recuperar o desejo de estar na presença do Senhor, escutá-Lo e adorá-Lo. Oração, depois, para agradecer a Deus tantos dons do seu amor por nós e louvar a sua obra na criação, que a todos compromete no respeito e numa ação concreta e responsável em prol da sua salvaguarda. Oração, ainda, como voz de «um só coração e uma só alma» (cf. At 4, 32), que se traduz na solidariedade e partilha do pão quotidiano. Oração, além disso, que permita a cada homem e mulher deste mundo dirigir-se ao único Deus, para lhe expressar tudo o que traz no segredo do coração. E oração como via mestra para a santidade, que leva a viver a contemplação inclusive no meio da ação. Em suma, um ano intenso de oração, em que os corações se abram para receber a abundância da graça, fazendo do «Pai Nosso» – a oração que Jesus nos ensinou – o programa de vida de todos os seus discípulos” (Carta do Papa Francisco ao Dom Rino Fisichella, 11 de fevereiro de 2022).

Empenhemo-nos, também, na realização da Coleta Nacional da Solidariedade, no dia 24 de março de 2024, Domingo de Ramos. Sejamos generosos, pois, os recursos oriundos dessa campanha sustentam inúmeros projetos e ameniza a dor e sofrimento de tantos de nossos irmãos e irmãs. Não esqueçamos do mandato do Senhor aos Discípulos: Somos todos irmãos. Declaramos, aberta, então, a CF 2024! Uma santa e frutuosa quaresma para todos, Cristo Jesus nos conduza à conversão e à fraternidade!”

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque