Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
Retiro espiritual dos Seminaristas da Etapa da Teologia e início do ano formativo

Retiro espiritual dos Seminaristas da Etapa da Teologia e início do ano formativo

Entre os dias 9 a 11 de fevereiro de 2024, os Seminaristas da Arquidiocese da Etapa Formativa da Teologia realizaram seu retiro de início do semestre no Mosteiro de Nossa Senhora das Graças, em Belo Horizonte – MG, com o tema: “Sexualidade, afetividade e espiritualidade: Integrá-las para melhor viver minha vocação”. O retiro foi conduzido pelo Reverendíssimo Padre Zenilton Dias dos Santos, com o auxílio do Reverendíssimo Pe. Alexandre Márcio Teixeira Ferro, presbíteros da Arquidiocese.

O retiro teve como objetivo trabalhar a capacidade dos Seminaristas da etapa da Configuração de descobrirem suas potencialidades e valores, tanto pessoais quanto dos outros, dentro do seu mundo psicoafetivo e sexual, sem desintegrar sua espiritualidade.

Já no dia 13 de fevereiro, iniciou-se oficialmente, com a Celebração Eucarística, o ano formativo de 2024 na Comunidade de Teologia Nossa Senhora das Vitórias, em Belo Horizonte – MG. A Comunidade acolheu com muita alegria os Seminaristas Álife, Gustavo e Eric que chegaram neste momento para iniciar os estudos teológicos na PUC Minas.

Na oportunidade, os Seminaristas recordaram a proximidade do primeiro aniversário do Padre Alessandro na função de reitor da Comunidade de Teologia. O Reverendíssimo Reitor dirigiu as seguintes palavras:

“Prezados seminaristas, vocês precisam internalizar, que a vida presbiteral é um sacerdócio e não uma profissão como as demais. Vocês serão ministros qualificados da Igreja e para Deus e nunca serão funcionários do templo, de uma paróquia, ou da mitra arquidiocesana. Comprometam-se sempre mais com as coisas do Reino, sem perder de vista a realidade humana. Não percam de vista o encontro com a pessoa de Jesus, pois a partir dele, edificamos a fé e a vivência do sagrado em todas as dimensões da vida. Configurem-se à pessoa de Cristo, tornando-se como um ícone do Bom Pastor: aprendam desde cedo a ser homens de oração e homens de ação. O seminário deve marcar profundamente a vida de vocês de uma maneira positiva sobretudo, não permitam que as dificuldades, ou mesmo as realidades e experiências que agora vocês não conseguem internalizar, façam deste ambiente um ambiente hostil. Depois de ordenados, continuem amando, respeitando e defendendo esse ambiente onde vivem por longos anos. Amem os vossos formadores, que exercem o seu ministério presbiteral dedicado totalmente e exclusivamente a vocês”.

Dirijamos a Deus nossas preces em favor destes irmãos, que abraçam o chamado de Deus com muita alegria, e supliquemos por sua fidelidade ao mesmo chamado.

Compartilhar: