Entre os dias 19 e 22 de fevereiro deste ano de 2024 aconteceu o retiro anual dos Padres da Arquidiocese de Vitória da Conquista, na Pousada San Felipo, localizado em Rio de Contas. Neste ano, Dom José Hamilton de Castro, Bispo diocesano de Almenara (MG), conduziu o retiro dos padres. Natural de Monte Santo, Minas Gerais, além da função de pároco, Dom José Hamilton também foi reitor do Seminário Diocesano da Diocese de Guaxupé (MG). No dia 12 de abril de 2023, foi nomeado Bispo para a Diocese de Almenara (MG), vacante desde agosto de 2022, sendo ordenado Bispo, no dia 08 de julho de 2023 na cidade de Guaxupé (MG), Tomou posse na Diocese de Almenara, como 05º Bispo diocesano, no dia 16 de julho de 2023.
Como caminho para o retiro, Dom José Hamilton teve como base a obra “Jesus de Nazaré”, sobre a vida e os ensinamentos de Jesus de Nazaré, escritos pelo Saudoso Papa Emérito Bento XVI. Além das Catequeses do Papa Francisco sobre a Oração do Pai Nosso, tema central do Retiro Espiritual.
O Papa Francisco convocou toda a Igreja para que este ano de 2024 seja o Ano da Oração. O Papa pede que o ‘Pai Nosso’ transmitido por Nosso Senhor Jesus Cristo aos Apóstolos deve ser o programa de vida de todos nós, discípulos missionários do Mestre. Em comunhão com o Santo Padre, os Padres de nossa Arquidiocese meditaram ao longo dos dias de Retiro sobre os 7 pedidos desta Oração que Nosso Senhor Jesus Cristo transmitiu aos seus Apóstolos (Lc 11,1). No Pai-Nosso Jesus revela que conhece as nossas necessidades e as revela a nós.
O Catecismo da Igreja Católica diz que o Pai Nosso é: “A oração dominical é a mais perfeita das orações… Nela, não só pedimos tudo quanto podemos desejar corretamente, mas ainda segundo a ordem, em que convém desejá-lo. De modo que esta oração não só nos ensina a pedir mas ordena também todos os nossos afetos” (Cf. § 2363).
Santo Agostinho, Doutor da Igreja, afirma que o Pai-Nosso é a síntese do Evangelho: “Percorrei todas as orações que se encontram nas Escrituras, e eu não creio que possais encontrar nelas algo que não esteja incluído na Oração do Senhor”. As reflexões sobre os principais pedidos da Oração que o Senhor nos ensinou foram distribuídas ao longo dos dias proporcionando aos Padres uma ocasião para aprofundar a riqueza desta perfeita oração, além de ser momento de renovação espiritual.
Dom Josafá Menezes da Silva, Arcebispo Metropolitano, participou integralmente com seu Presbitério destes dias de espiritualidade, comunhão e fraternidade. Os padres juntamente com o Arcebispo de Conquista e o Bispo de Almenara diariamente celebraram a Eucaristia, rezaram a Liturgia das Horas, além de participarem dos momentos da Adoração ao Santíssimo Sacramento e Celebração Penitencial. O Retiro Espiritual é essa bonita experiência de subida ao Monte para os discípulos estarem com o Mestre Jesus, descansarem um pouco, rezarem, serem abastecidos espiritualmente e depois descerem para a realidade pastoral a serviço do Povo de Deus.




Na quinta-feira, 23/02, ao final da manhã, houve uma reunião com os padres e o Arcebispo para avaliarem o retiro e tratarem sobre alguns assuntos pastorais, como a Missa da Unidade deste ano que será na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Bom Jesus da Serra, no dia 26/03, terça-feira da Semana Santa, às 16h00. Após o almoço de encerramento, todos retornaram para as cidades e paróquias de missão. O retiro contou com a participação do seminarista Rodrigo Oliveira Silva que se encontra no estágio pastoral. Este já concluiu a formação de Filosofia e Teologia e está dando os últimos passos para receber o Sacramento da Ordem.
Neste Ano da Oração, continuemos rezando por nossa Igreja e pelos pastores de nossa Arquidiocese de Vitória da Conquista, para que sigam fiéis na missão de santificar, ensinar e apascentar o Rebanho que o Senhor lhes confiou.


