Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
/
Posse Canônica do Pe. Frenilson na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Vitória da Conquista

Posse Canônica do Pe. Frenilson na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Vitória da Conquista

Testde de legenda

No último domingo, 29 de janeiro, às 9h, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Vitória da Conquista, ocorreu a posse canônica do Pe. Frenilson da Conceição Brito, como Pároco, sendo agora o 11º Padre a assumir a referida Paróquia.

Antes de iniciar a Celebração, Dom Josafá Menezes, Arcebispo Metropolitano, acompanhado do Pe. Frenilson, entraram na Igreja, o Padre cumprimentou as pessoas que estavam na centro da nave, e o Arcebispo aspergiu a todos com água benta.

A Santa Missa se iniciou, com a Presidência de Dom Josafá, concelebração dos Padres: Frenilson, Ariosvaldo, Geneildo, André, Irineu, Paulo Raimundo, Alexandre, Edmilson, Robison, Jurandi Dantas e Frei Sebastião, os Diáconos José, Antônio e Hermes, assistiram.

Após o rito inicial, Pe. Ariosvaldo (Vigário do Vicariato São Lucas), fez a leitura da nomeação do Pe. Frenilson Brito à Pároco da Paróquia N. Sra. das Graças. Em seguida Pe. Frenilson fez o juramento diante o Arcebispo.

Prosseguindo os ritos da Celebração Eucarística, Dom Josafá entregou ao Padre a ser empossado, o livro dos Santos Evangelhos, ele recebeu e proclamou o Evangelho do dia.

Na homilia, o metropolita, fez a saudação a todos presentes presencialmente e virtualmente, além dos paroquianos da Paróquia das Graças, também os da Paróquia Senhor Bom Jesus, de Bom Jesus da Serra, primeira Paróquia do Pe. Frenilson, que foram participar. Os seus familiares estavam na Assembleia, como os seus pais. Cumprimentou o Pe. Jurandi (professor da Universidade Católica de Salvador), que estudaram juntos na época de Seminário, em Roma.

Refletiu um sobre sobre a história da cidade, desde a fundação, pois dentro dela está a da Paróquia N. Sra. das Graças, que é de Vitória da Conquista, a segunda mais antiga, atrás apenas da Catedral.

Decorreu a trajetória do Pe. Frenilson durante os anos a serviço da Arquidiocese, que se iniciou na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz até o Seminário de Filosofia, sua última função antes da nomeação. A ele foi apresentado o objetivo da Comunidade Paroquial e os grupos que existem.

Ao término da homilia, se deu, continuidade no rito de posse, com interrogatório do Arcebispo ao Padre, a seguir, fez a entrega das chaves da Igreja, do Sacrário, recebendo isso, Presbítero, dirigindo até a Capela do Santíssimo Sacramento, abriu o Sacrário e ajoelhou-se. Depois recebeu os santos óleos para o sacramento do batismo e a estola roxa, para o sacramento da reconciliação.

Por fim, Dom Josafá, entregou a sede presidencial, Pe. Frenilson sentou-se e ao som de aplausos, levantou e dirigiu ao centro da Igreja saudando aos paroquianos.

Depois da comunhão, Pe. Geneildo, leu a nomeação, do Pároco, também para a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, por um período de 4 anos.

Pe. Ariosvaldo, em nome do Vicariato São Lucas, agradeceu ao Arcebispo pela Missa e pela nomeação e acolheu ao novo Pároco, agregando agora ao Vicariato. Depois, um paroquiano fez a leitura da mensagem de acolhimento do novo pastor.

O Pároco, Pe. Frenilson, muito alegre, proferiu a leitura da mensagem ao seu rebanho. Destacando a sua missão, que tem como proposito evangelizar.

Antes da benção final, o Diácono Hermes, leu a ata da posse.

Depois da Missa, paroquianos, amigos e familiares foram prestar as boas vindas ao Padre.

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque