Na última quinta-feira (21), Dia Nacional da Consciência Negra, o Pe. Zenilton Dias dos Santos, recebeu o Prêmio Troféu Zumbi dos Palmares, promovido pela Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Essa é uma manifestação pelo reconhecimento da relevância da caminhada pastoral do Padre juntamente com a Igreja particular da Arquidiocese de Vitória da Conquista, especialmente no combate ao racismo e todas as formas de discriminação.
Em sua trajetória, Padre “Monginho”, como é conhecido, sempre esteve sensível e atento à realidade social das comunidades por ele assistidas, especialmente mobilizando ações em defesa dos direitos da juventude negra, das populações periféricas, em toda a sua caminhada, tendo dedicado especial atenção à Pastoral da Juventude, à Pastoral Afro-brasileira da Paróquia São Miguel, desenvolvendo atividades de mobilização de diversos setores da sociedade em torno da luta contra o genocídio da população negra.
A Arquidiocese manifesta grande alegria e orgulho pelo trabalho pastoral do Pe. Zenilton Dias dos Santos. A premiação representa um justo reconhecimento da dedicação incansável, testemunho de fé e justiça social.
A ações pastorais da Igreja, buscam em sua essência, promover a igualdade racial e combater o preconceito, comprometida com os valores e a missão evangelizadora, que busca defender a dignidade de toda pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus.