Na última quarta-feira (30 de julho), o Pe. Frenilson da Conceição Brito, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, participou do Encontro Nacional com os coordenadores Diocesanos e Arquidiocesanos da Igreja do Brasil.
O Encontro contou com o estudo do Instrumento de Trabalho das Diretrizes da Igreja do Brasil, com fala do Secretario Nacional, Dom Ricardo Hoeprs.
A coordenação Pastoral tem como função organizar a estrutura e planejar junto com os membros de cada pastoral, meios concretos para a evangelização na Igreja particular, em consonância com as Diretrizes da Igreja.
Abaixo, confira matéria com trecho da homilia de Dom Giambattista Diquattro (Núncio Apostólico no Brasil), sobre o coordenador de Pastoral. Em seguida, registro do Encontro:
Mediadores da graça de Deus
De acordo com ele (Dom Giambattista), o coordenador de pastoral deve procurar unir as diversas realidade eclesiais e humanas em um esforço conjunto de evangelização de modo que a mensagem de Cristo possar transformar vidas.
Para dom Giambattista, a tarefa do coordenação pastoral exige uma profunda espiritualidade e abertura à ação do Espírito Santo. Cabe ao coordenador de pastoral, segundo o representante do Papa, discernir os sinais dos tempos, compreender as necessidades da comunidade e, com sabedoria e amor, orientar as ações pastorais.
O coordenador de pastoral, segundo o Núncio, é chamado a ser um mediador da graça de Deus, que promove a solidariedade e a cooperação entre todos os membros da comunidade. Outro aspecto destacado na homilia foi o papel do coordenador como agente de reconciliação e agente da paz, na promoção da cura dos corações feridos e no restabelecimento de relações interrompidas.
Fonte: CNBB
