No dia 30 de novembro, foi realizada a Assembleia da Pastoral Familiar no Centro Pastoral Arquidiocesano Dom Celso José, em Vitória da Conquista. O encontro reuniu representantes de várias Paróquias da Arquidiocese.
O Encontro foi marcada por momentos de espiritualidade, formação e comunhão fraterna. Um dos grandes destaques foi a entrega do Plano de Ação Pastoral para o triênio 2026–2028, juntamente com o Calendário Arquidiocesano de 2026.
A assembleia teve início com a Santa Missa, presidida pelo Mons. Gerson Bittencourt (Vigário Geral da Arquidiocese). Em seguida, o Casal Coordenador Nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange, conduziu uma inspiradora palestra sobre “Acompanhamento das Famílias e os Desafios e Oportunidades para a Pastoral Familiar através dos Itinerários”, oferecendo luzes e direcionamentos para a missão.
No segundo momento, uma mesa-redonda reuniu o Casal Nacional (Alisson e Solange), o Casal Regional (Júlio e Kátia) e o Casal Arquidiocesano (Cristiano e Jaqueline). O diálogo permitiu aprofundar a compreensão da estrutura da Pastoral Familiar, seus objetivos, responsabilidades e desafios concretos.
Um dos pontos altos do encontro, foi a entrega dos certificados da 1ª Turma de Formação Presencial para Casais Catequistas do Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio. Ao todo, 14 casais concluíram a formação e, a partir de 2026, poderão iniciar o acompanhamento de noivos em suas Paróquias, com a anuência dos respectivos Párocos.
O encontro reafirmou o compromisso da Pastoral Familiar com a escuta, a unidade e a missão, integrando discernimento sinodal, formação, espiritualidade e celebração. A Assembleia renovou o propósito de colocar Jesus no centro da vida das famílias, iluminando o caminho pastoral.
Confira alguns registros desse momento: