Na próxima terça-feira, 17/09, das 20h30 às 22h30, a Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação promoverá uma formação para os leigos e leigas que realizam esse serviço na Igreja. O encontro virtual será assessorado pelo casal, Moara Brito e Breno Lessa, membros da Pascom da Paróquia Rainha da Paz e São Vicente de Paulo. Eles participaram, em julho deste ano, do 8º Encontro Nacional da Pascom, em Aparecida, que tratou sobre o tema “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas.” A proposta desta formação é a partilha da experiência e do conhecimento deste mesmo tema para os agentes da Pascom de nossa Arquidiocese. O encontro será realizado pelo aplicativo Google Meet. A participação é aberta a todos que desejarem participar. Segue o link de acesso: Formação online
Esta é a terceira e última formação anual realizada pela Coordenação Arquidiocesana da Pascom. A primeira ocorreu no dia 6 de maio e teve a assessoria de Cezar Barros, jornalista, Doutor e Mestre em estudo das mídias (UFRN), articulador da Pascom na Arquidiocese de Natal e coordenador do Grupo de Trabalho para o eixo de formação da Pascom Brasil. O tema abordado foi: “inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”. A última formação da Pascom aconteceu no dia 22 de julho. O jornalista da TV Sudoeste e cristão católico, Luan Vinícius Ferreira orientou a reflexão sobre o assunto “Escrita de notícias da Igreja”, que reuniu de modo online cerca de 73 leigos e leigas que atuam no serviço desta Pastoral.
A Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação é assessorada pelo Pe. Lucas da Conceição Sousa e possui como coordenadoras: Carol Ribeiro (Paróquia Nossa Senhora Aparecida) e Moara Brito (Paróquia Nª Sª Rainha da Paz e São Vicente de Paulo. E em cada Vicariato há uma coordenadora responsável pela articulação entre os leigos e leigas que servem nessa Pastoral; Vicariato São Lucas : Carol Ribeiro e Moara; Vicariato São Mateus: Landy – Paroquia São João Batista (Anagé); Vicariato São João: Natielle – Paróquia Nª Sª das Graças (Itapetinga); Vicariato S. Marcos: Quele – Paróquia Senhor Bom Jesus (Bom Jesus da Serra).
Conheça um pouco sobre o que é a Pascom e sua atuação em nossas comunidades paroquiais
A Pastoral da Comunicação, também chamada de Pascom, existe para evangelizar, ou seja, anunciar o Reino de Deus, divulgar a Boa Nova, comunicar Jesus Cristo. Essa Pastoral está presente em nossas comunidades paroquiais com o objetivo de transmitir o Evangelho seja pelos meios impressos, pelos veículos como televisão, rádio, internet e sobretudo pelas redes sociais. A Pascom é responsável pelas páginas de Instagram, Facebook e canal no YouTube das Paróquias, onde são publicados textos formativos e informativos; compartilhadas fotos, vídeos e transmissões dos diversos momentos vividos pela comunidade. Murais, faixas, banners, informativos, atualização do site e das redes sociais, fotos, vídeos e até mesmo os avisos lidos nas missas: tudo isso é “meio de comunicação” e pode ficar sob a responsabilidade da Pascom.
Hoje o celular e as redes sociais possuem um grande potencial de comunicar. E a Pascom em sua tarefa na evangelização através dos meios digitais favorece as pessoas de suas casas, trabalhos ou outros ambientes conectarem-se com Deus, com a comunidade, com os irmãos e irmãs, a partir do que é veiculado nas redes sociais das nossas paróquias.
O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil afirma que a “Pascom estrutura-se a partir dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vividas e experienciadas pelas comunidades e grupos, convertendo-se em um eixo transversal de todas as pastorais da Igreja. Para que a comunicação encontre espaços para anunciar a todos a Boa Nova de Jesus Cristo, é necessário que a Pascom ocupe um lugar específico de atuação na vida eclesial, que lhe permita irradiar as ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral. A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da junção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. O universo da comunicação abrange as distintas dimensões da realidade humana, enquanto o universo da pastoral envolve a dimensão sócio eclesial, relacionada aos diferentes ambientes da Igreja em sua missão de evangelizar.” (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 244)
Não se pode reduzir essa pastoral aos meios de comunicação, pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias. Ela favorece o cultivo do ser humano enquanto pessoa que comunica valores, vivenciados a partir da Palavra de Deus e da Eucaristia, pois o anúncio sempre deve ser acompanhado pelo testemunho: “O que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos, e o que nossas mãos apalparam do Verbo da vida (…) vo-lo anunciamos para que estejais em comunhão conosco”. (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 247)
O Diretório (n. 248) define quais as principais atribuições dos leigos e leigas que servem a Pascom nas comunidades eclesiais: colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas; promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais; capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia; favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação; envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja e desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.
A Pascom colabora com as pastorais e organismos da Igreja, buscando pelos meios de comunicação dar visibilidade às ações evangelizadoras. A Pastoral da comunicação realiza um importante serviço de articular e promover a comunhão, o diálogo e a integração entre as pastorais. Os agentes da Pascom, também chamados de pasconeiros, são chamados a serem comunicadores da Verdade, da Fé da Esperança e da Caridade entre os fieis católicos e aqueles que ainda não realizaram a experiência de fé com a Pessoa de Jesus Cristo.
Oração do Comunicador
Ó Deus, que para comunicar vosso amor aos homens, enviastes vosso Filho, Jesus Cristo, e o constituístes Mestre, Caminho, Verdade e Vida da humanidade, concedei-nos a graça de utilizar os meios de comunicação social – imprensa, cinema, rádio, audiovisuais… – para a manifestação de vossa glória e a promoção das pessoas. Suscitai vocações para essa multiforme missão. Inspirai aos homens de boa vontade a colaborarem com a oração, a ação e o auxílio material, para que a Igreja anuncie o Evangelho a todos os homens, através desses instrumentos. Amém!
(Bem aventurado Tiago Alberione, fundador da Família Paulina)
![]()