No sábado, 13 de julho, a cidade de Poções viveu uma noite marcada pela emoção e pela ação de graças com a criação da nova Paróquia Santa Rita de Cássia e a Posse Canônica de seu primeiro Pároco, o Padre João Santos Pires Júnior. A Celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Vítor Agnaldo de Menezes, na igreja matriz da nova Paróquia, e reuniu fiéis vindos das comunidades urbanas e rurais, além de Padres, Diáconos, seminaristas, religiosas e lideranças leigas.
A Celebração teve início com a leitura solene do decreto de criação da Paróquia, feita pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Mons. Gerson de Jesus Bittencourt, seguida da leitura da provisão de nomeação do novo Pároco, feita pelo Pe. Rosenildo Pereira, Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, da qual a nova Paróquia foi desmembrada. Em seguida, o Padre João fez sua profissão de fé diante do Arcebispo e da assembleia, assumindo com liberdade e fidelidade os compromissos do ministério que lhe foi confiado.
Durante o rito, Dom Vítor entregou ao novo Pároco o Evangeliário, sinal de sua missão de anunciar com coragem e fidelidade a Palavra de Deus ao povo confiado à sua solicitude pastoral. Após a homilia, Padre João renovou suas promessas sacerdotais e recebeu as chaves da igreja e do sacrário, recordando que o Pároco é chamado a ser homem da Palavra, da Eucaristia e do serviço. Após um breve momento de adoração diante do Santíssimo, fez o juramento de fidelidade e foi oficialmente declarado empossado ao sentar-se na sede presidencial, gesto que simboliza a autoridade pastoral exercida em comunhão com o Bispo.
A Celebração contou com a presença de diversos Padres do clero Arquidiocesano, que, em sinal de fraternidade presbiteral, concelebraram com o Arcebispo: Mons. Gerson de Jesus Bittencourt (Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Candeias e Vigário Geral); Pe. Pericles Silva Gomes (Administrador Paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Caatiba); Pe. Adson Coelho Santos (Administrador Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Bom Jesus da Serra); Pe. Samuel Farias Lomes (Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Encruzilhada); Pe. Nailson Gonçalves dos Santos (Reitor do Seminário Propedêutico, em Itapetinga); Pe. Edmilson José dos Santos (Reitor do Seminário de Filosofia, em Vitória da Conquista) Pe. Nilo Vicente Ferraz (Vigário Paroquial da Paróquia Senhor do Bonfim e Santo Antônio, em Barra do Choça); Pe. Uilton Pereira da Silva (Vigário Paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo, em Poções); e o Pe. Rosenildo Pereira dos Santos (Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, em Poções).
Serviram a liturgia os Diáconos permanentes: Diác. Luciano (Chanceler do Arcebispado), Diác. Manoel Elias e João Cambuí (Paróquia Divino Espírito Santo, em Poções). Também estiveram presentes os diáconos transitórios: Diác. José Victor Guimarães (Colaborador na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Bom Jesus da Serra), e Diác. Juliano Neres Campos (Colaborador na Catedral Metropolitana).
Após a Liturgia Eucarística, uma representante da comunidade dirigiu palavras de acolhida ao novo Pároco, expressando a gratidão e a esperança que marcam o início dessa nova caminhada. Padre João, visivelmente emocionado, agradeceu a presença de todos e manifestou o desejo de exercer seu ministério com simplicidade, proximidade e espírito de serviço. Ao final da Celebração, os fiéis puderam cumprimentar o novo Pároco.
A Paróquia Santa Rita de Cássia nasce como resposta concreta ao dinamismo pastoral da Igreja em Poções, sendo sinal da vitalidade missionária e do compromisso da Arquidiocese com a evangelização cada vez mais próxima das realidades locais.
Que Santa Rita, mulher de fé inabalável e intercessora nas causas difíceis, inspire e acompanhe o povo desta nova Paróquia e fortaleça o ministério de seu pastor.
Confira alguns registros desse importante momento e logo abaixo, link da transmissão:











Fonte das fotos: Pastoral da Comunicação (PASCOM) – Poções.