Durante o período de 4 a 13 de outubro, a Paróquia Santa Dulce dos Pobres celebrou o novenário e a festa em honra de sua Santa Padroeira. Confira, abaixo, um resumo deste período festivo e de retiro espiritual para a Comunidade Paroquial.
Antes de se iniciarem estes dias, aconteceu ainda o pré-novenário entre os dias 1º e 3 de outubro, celebrado em algumas Comunidades da Paróquia. Lá, estiveram celebrando a Irmã Maize Silva Pereira, das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora das Dores), as Irmãs Missionárias Orantes da Sagrada Face e Alex Soul.
1ª noite
Sob o tema “ensinar a rezar como Jesus: missão de toda comunidade e das famílias”, o presidente da abertura do novenário foi o Pe. Antônio Ramos Melo, Pároco da Paróquia São João Batista, em Anagé – BA.
2ª noite
Na segunda noite de novenário, o presidente da celebração foi o Pe. Luiz Cláudio Pereira Vieira, Pároco da Paróquia São Pedro (Macarani – BA). Nesta noite, o tema meditado foi “a oração como fonte de fraternidade e de paz: reconhecer Deus como nosso Pai é reconhecer também que temos irmãos e irmãs”.
3ª noite
Já a terceira noite foi marcada pela presidência da celebração do Pe. Geneildo Almeida Lima, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo.
4ª noite
A quarta noite do novenário contou com a celebração Eucarística presidida pelo Pe. João Santos Pires Júnior, Vigário Paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo (Poções – BA), meditando sobre o tema “a oração nos coloca em comunhão com o Pai: ‘Pai nosso que estais no Céu’”.
5ª noite
No dia 8 de outubro, quinta noite do novenário, a Paróquia Santa Teresinha promoveu a celebração eucarística que teve como presidente e pregador o Administrador Paroquial da Paróquia São João Batista (Ribeirão do Largo – BA), Pe. Eugênio Santos Gonçalves.
6ª noite
Sob o tema “a oração deve nos comprometer com os valores do Reino: ‘venha a nós o Vosso Reino’”, a Santa Missa da sexta noite foi presidida pelo Pe. Pericles Silva Gomes, Administrador Paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo (Caatiba – BA).
7ª noite
Na sétima noite, a Comunidade Paroquial meditou sobre o seguinte tema, “a oração deve nos inspirar à caridade: o pão nosso de cada dia nos dai hoje”. Esteve presidindo a Celebração Eucarística, o Pe. Edilberto Araújo Amorim, diretor da COTEFAVE.
8ª noite
Já na sexta-feira, dia 11 de outubro, a Santa Missa da oitava noite do novenário foi presidida pelo Pe. Rosenildo Pereira dos Santos, Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo (Poções – BA).
9ª noite
Na manhã deste dia 12, Solenidade da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, aconteceu a Santa Missa com as crianças e a procissão. Por fim, na última noite do novenário, a celebração foi presidida pelo Pe. Lucas da Conceição Sousa, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, e concelebrada pelo Pe. Zenilton Dias dos Santos, Pároco da Paróquia em festa, e pelo Pe. Gildeir da Silva Santos, Capelão do Colégio Nossa Senhora de Fátima, das Irmãs Sacramentinas. A pregação foi realizada pelo Diác. Permanente Luciano Lima Santana, tratando do tema “a oração nos fortalece contra o mal: ‘e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal’”.
Dia Festivo
Na manhã do último domingo, dia 13 de outubro, a Paróquia realizou sua primeira Celebração Eucarística em comemoração pelo dia de Santa Dulce dos Pobres, que na Paróquia é festejado no dia de sua Canonização.
Mais tarde, a Paróquia celebrou também a Santa Missa Solene, presidida por Dom Estevam dos Santos Silva Filho, Bispo Diocesano de Ruy Barbosa, e concelebrada por Pe. Zenilton (Pároco), Pe. Alessandro Mendonça Nonato, SDV (Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida) e pelo Pe. Uilton Pereira da Silva (Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias). A Liturgia Eucarística foi assistida pelo Diácono Permanente Luciano Lima Santana.
Fotos: Pascom Santa Dulce dos Pobres