Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
Paróquia do Divino Espírito Santo em Poções celebrou seu Novenário e Festa

Paróquia do Divino Espírito Santo em Poções celebrou seu Novenário e Festa

Testde de legenda

Nos últimos dias, na Paróquia do Divino Espírito Santo, na cidade de Poções – BA, aconteceu o Novenário seguido da Festa de seu Titular, comemorado sempre na solenidade de Pentecostes. O Novenário iniciou no dia e 30 de maio e durante nove dias houve Celebrações da Santa Missa. Neste ano de 2025, a Solenidade de Pentecostes foi celebrada no domingo, 08 de junho. A Festa do Divino Espírito Santo aconteceu no domingo de Pentecostes, 50 dias depois da Páscoa. Nesse dia a Igreja Celebra a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos no Cenáculo com a Virgem Maria.

“Com a força do Espírito Santo, somos Peregrinos da Esperança” foi o tema principal da festa do Divino que foi encerrada com procissão e Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Vítor Agnaldo de Menezes. Concelebrou a Eucaristia os Padres: Pe. Rosenildo Pereira dos Santos (Pároco), Pe. Uilton Pereira da Silva, Pe. João Santos Pires Júnior (Vigário). Os Diáconos Permanentes: Diác. João Cambuí da Silva, Diác. Manoel Elias Sampaio e Diác. Luciano Lima Santana participaram da Celebração juntamente com uma multidão de fiéis reunidos na praça da Igreja Matriz.

A Missa de abertura do Novenário foi celebrada por Dom Estevam (Bispo da Diocese de Ruy Barbosa), dando início oficialmente ao período festivo da Paróquia. Nos dias posteriores, diversos Padres celebraram a Eucaristia: Pe. Noel Soares, Pe. Nailson Gonçalves, Pe. Zenilton Dias, Pe. Josué Vieira, Pe. Alessandro Cardoso, Pe. Clovis Rodrigues, Pe. Geneildo Almeida, e diversos Padres do Vicariato e da Arquidiocese.

A Paróquia do Divino Espírito Santo tem como Titular o Divino Espírito Santo. Esta centenária devoção é uma rica herança deixada pelos colonizadores portugueses e festejada com ritos próprios, de cunho popular. Em Poções, os “Devotos do Divino Espírito Santo”, durante as noites do novenário conduzem a bandeira e a pomba do Divino.

No domingo seguinte à Ascensão do Senhor, a Igreja Celebra a Solenidade de Pentecostes, a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos. Ele veio, por pedido de Jesus ao Pai, para a ação na Igreja e no mundo, em vista da unidade com Deus e pela salvação dos povos, como dom de Deus para todos. Pentecostes é a festa da unidade na diversidade, é a festa da luz diante das trevas do pecado e da morte.

Teologicamente, o Espírito Santo é Deus. É a terceira pessoa da Santíssima Trindade. É o amor que une o Pai e o Filho. Mais do que uma devoção, ao Espírito Santo deve-se a adoração, como a Deus Pai e o Filho. O Divino Espírito é Deus que se faz presente na história e mantém sempre viva e atual a Palavra e o próprio Cristo Ressuscitado. O Espírito Santo conserva a fé cristã e torna atual, operante, a salvação realizada por Cristo, não a deixando fossilizar-se como uma peça de museu, mas fazendo os corações arder (cf. Lc 24, 32) e formando os discípulos do Filho. O Espírito mantém viva a memória de Jesus Cristo e seu projeto, visto que como Ele, nós fomos, pelo nosso batismo, ungidos com o Espírito Santo, para evangelizar e anunciar o Reino de Deus Pai (cf. Lc 4,14-20). Sem o Espírito Santo não é possível ter fé, pois “ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo” (1Cor 12,3).

“O Espírito Santo é a alma da Igreja”, dizia a tradição dos Santos Padres. A Igreja vive no Espírito e pelo Espírito, pois Ele, o Senhor da Vida, é quem dá vida à Igreja. Como ensina o Concilio Vaticano II, o “Espírito habita na Igreja e nos corações dos fiéis como em um templo. O Espírito Santo conduz a Igreja ao conhecimento da verdade, unifica-a na comunhão e nos ministérios, ilumina-a com diversos dons carismáticos e hierárquicos e enriquece-a com seus frutos” (Lumen Gentium, 4). Dele é a obra missionária da Igreja: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, tendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,22). É o Espírito Santo Quem conduz os batizados no caminho de iniciação cristã, até atingir a santidade, que é “o estado de adultos, a estatura do Cristo em sua plenitude” (Ef 4,13).

Confira abaixo, registros do Novenário e Festa do Divino Espírito Santo:

 

1ª Noite – Presidente: Dom Estevam dos Santos

 

2ª Noite – Presidente: Pe. Noel Soares

 

3ª Noite – Presidente: Pe. Nailson Gonçalves

 

4ª Noite – Presidente: Pe. Zenilton Dias

 

5ª Noite – Presidente: Pe. Josué Vieira

 

6ª Noite – Presidente: Pe. Alessandro Cardoso

 

7ª Noite – Presidente: Pe. Clovis Rodrigues

 

8ª Noite – Presidente: Padres do Vicariato

 

9ª Noite – Presidente: Pe. Geneildo Almeida

 

Dia Festivo – Presidente: Dom Vítor Agnaldo de Menezes

Fontes: Assessoria de Comunicação da Arquidiocese (ASCOM) e Pastoral da Comunicação da Paróquia do Divino Espírito Santo (Poções).

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque