Entramos no mês de setembro e no Brasil já é uma tradição que este mês seja lembrado como o “Mês da Bíblia”. Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil, desde 1971, como o Mês da Bíblia em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30.
São Jerônimo, que viveu entre 340 e 420, foi o secretário do Papa Dâmaso e por ele encarregado de revisar a tradução latina da Sagrada Escritura. Essa versão latina, feita por esse Santo recebeu o nome de Vulgata, que, em latim, significa “popular”, e o seu trabalho é referência nas traduções da Bíblia até os nossos dias.
Ao celebrar o Mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la cada vez mais e a fazer dela, a cada dia, uma leitura meditada e rezada.
Neste ano, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como Livro bíblico escolhido para aprofundamento, o livro de Ezequiel, com a inspiração: “Porei em vós meu espírito, e vivereis” (cf. Ez 37,14),
Durante o mês de Setembro, às terças-feiras, das 19:30h às 21h, e nas quintas-feiras, das 20:00h às 21h, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Vitória da Conquista, promoverá um estudo do livro e está aberto para qualquer um que deseje participar desse encontro com a palavra de Deus.
Confira a programação:
03/09 (Terça-feira) – Panorama da história bíblica (Períodos da História do Povo de Deus)
05/09 (Quinta-feira) – Os livros do AT (Resumo e temas principais)
10/09 (Terça-feira) – O Livro de Ezequiel (Temas e trechos selecionados)
12/09 (Quinta-feira) – Rezando com os salmos (Meditando temas)
17/09 (Terça-feira) – A Sociedade na época de Jesus
19/09 (Quinta-feira) – Os livros do NT (Resumo e temas principais)
24/09 (Terça-feira) – Os livros do NT (Resumo e temas principais)
26/09 (Quinta-feira) – A interpretação da Sagrada Escritura na Igreja – Exortação Verbum Domini – (Critérios para superar fundamentalismos e polêmicas)
Fonte: CNBB