No último sábado, 27 de agosto, Memória de Santa Mônica, foram ordenados Diáconos Transitórios os seminaristas Lucas da Conceição e Samuel Farias.
A Celebração ocorreu na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista, com a presença do clero, Religiosas, Religiosos, familiares e amigos dos seminaristas.
Dom Josafá Menezes, Arcebispo Metropolitano, presidiu a Santa Missa, concelebrada por muitos padres do clero arquidiocesano e também pelo Cônego Juraci Gomes, Vigário Geral da Arquidiocese de São Salvador, assistida pelos Diáconos e com a presença dos seminaristas da Arquidiocese e também das Dioceses de Caetité e Bom Jesus da Lapa.
Após a Proclamação do Evangelho, o Diácono José Antônio Brito convocou os seminaristas a se apresentarem. Em seguida, o Pe. Noel Novais, Reitor da Teologia, apresentou-os como candidatos à Ordem do Diaconato a Dom Josafá.
Em sua homilia, após saudar o clero, os religiosos e religiosas, o Arcebispo saudou os familiares de Lucas e Samuel. Refletiu a liturgia própria da Ordenação, começando pela leitura do livro dos Números onde diz: “dar a Levi o oráculo Divino, o ensino e o serviço do altar”. “Ali os levitas se reuniam e mais a frente edificaram o Templo de Jerusalém. Já no Novo Testamento se tem uma nova vivência, pois Jesus é o novo templo e a Igreja é a nova sala de reunião. Assim farão os novos servos da Igreja de Cristo, serão ordenados para a liturgia da aliança, para servir a Igreja, onde os batizados se reunirem em assembleia. Assim como os levitas, se consagrarão ao anúncio da palavra, ao serviço do altar e da caridade para com os pobres.”
Após a Homilia, prosseguiu o Rito de Ordenação: os propósitos dos seminaristas, suas promessas perante a Igreja para assumirem a Ordem do Diaconato Transitório.
Deu-se seguimento com a Prece Litânica, a imposição das mãos, e, logo após, receberam a vestes diaconais, isto é, Estola e a Dalmática. Por fim, receberam o livro dos Santos Evangelhos e foram acolhidos no clero por Dom Josafá e pelos Diáconos Permanentes.
O primeiro serviço dos recém Ordenados foi preparar o Altar para o Santo Sacrifício.
Ao fim da oração pós comunhão, os Diáconos Lucas e Samuel proferiram os agradecimentos a todos que fizeram parte da formação e preparação até o presente dia.
Em seguida, o Pe. Rafael Alves, Chanceler do Arcebispado, leu a Ata de Ordenação Diaconal.
Ao término, Dom Josafá comunicou a provisão de nomeação dos novos Diáconos:
- Diác. Lucas da Conceição Sousa, como Colaborador Pastoral da Paróquia São José, em Inhobim – Vitória da Conquista;
- Diác. Samuel Farias Lomes, como Colaborador Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Itapetinga.




















































































































