Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
/
Missa de Envio e em ação de graças pelo pastoreio de Dom Josafá Menezes da Silva

Missa de Envio e em ação de graças pelo pastoreio de Dom Josafá Menezes da Silva

Testde de legenda

Na noite desta segunda-feira, dia 20 de maio de 2024, às 19h00, foi celebrada na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias, a Missa de Envio de Dom Josafá Menezes da Silva. Atualmente, o epíscopo é o Administrador Apostólico desta Arquidiocese, mas no próximo sábado, dia 25 de maio, assumirá uma nova missão em Aracaju como seu novo Arcebispo Metropolitano. Nesta ocasião, o clero, as religiosas, os religiosos, seminaristas e uma expressiva participação dos fiéis leigos de nossa Igreja Particular renderam ação de graças pelo breve mas fecundo período de pastoreio de Dom Josafá como terceiro Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Vitória da Conquista.

A celebração eucarística transcorreu com a Liturgia da Palavra e, em sua homilia, Dom Josafá saudou, além das autoridades políticas, todo o povo de Deus ali presente, assim como aqueles que acompanhavam a transmissão pelas redes sociais. Em seguida, fez memória das numerosas experiências que viveu neste território arquidiocesano, relatando o quanto aprendeu e cresceu conduzindo este povo acolhedor e que muito ofertou para ele. Ainda na homilia, destacou um trecho que o Papa Francisco, em 2017, comenta sobre a passagem bíblica que São Paulo se despede dos presbíteros de Éfeso.

 

 

Ao fim da celebração, foram realizadas algumas homenagens a Dom Josafá. Primeiro, a Prefeita Municipal, Sheila Lemos, em seguida, Maria Rejane, fundadora do Apostolado da Divina Misericórdia, representando o laicato. Foi feita uma homenagem pelas pastorais, grupos, movimentos e comunidades. Posteriormente, o Pe. Antônio Ramos Melo representante do clero, dirigiu também palavras de agradecimento ao Bispo que foi presenteado com um novo báculo. O Pe. Irineu Moreira, Pároco da Catedral dirigiu uma mensagem ao nosso então Administrador Apostólico.

Depois da bênção final e o registro de uma foto do clero, todos dirigiram-se até a galeria Dom Geraldo Lyrio Rocha, inaugurada neste dia. Este espaço anexo a igreja, por meio de quadros, fotos e imagens conta a história da paróquia Catedral e consequentemente da própria Arquidiocese. A galeria foi um trabalho artístico, organizado pelo artista Edmilson, com acompanhamento de Dom Josafá e do Diácono Luciano Lima Santana, membro da Comissão para os bens culturais e históricos da Arquidiocese.

Encerrado esse momento foi oferecido um jantar em um espaço de eventos, onde Dom Josafá recebeu mais algumas homenagens. Confira abaixo o vídeo da Missa de Envio e os vídeos das homenagens prestadas por este querido Pastor que conclui sua missão em nossa Arquidiocese. Obrigado Dom Josafá. Que o Senhor lhe conceda muita luz para pastorear a porção do Povo de Deus que está na Arquidiocese de Aracaju.

 

 

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque

João Batista é o único santo, além da Virgem Maria, de quem a Liturgia celebra o nascimento terreno. Isto