Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
/
Missa da Unidade 2022

Missa da Unidade 2022

Testde de legenda

No entardecer dessa Terça-feira da Semana da Santa, 12 de abril, foi Celebrada na Paróquia Nossa Senhora das Candeias, a Missa da Unidade, ou Missa dos Santos Óleos, como popularmente é conhecida.

Estiveram presentes todos os Presbíteros Residentes na Arquidiocese de Vitória da Conquista, em especial, os membros do Conselho Presbiteral, Vigários, Representante do Presbitério e os demais Conselheiros, bem como, Dom Josafá Menezes da Silva, Arcebispo Metropolitano, o qual presidiu a Celebração e realizou o Rito de Consagração dos Santos Óleos, o qual foi assistido pelos Diáconos Permanentes da Arquidiocese.

Também participaram a Prefeita Municipal de Vitória da Conquista, Ana Sheila e o Vereador, Luís Carlos Dudé.

Ao iniciar a Celebração, o Arcebispo recordou que aquela era a principal Celebração que ele presidiria com o seu Presbitério durante o ano.

Em sua Homilia, Dom Josafá recordou todo o itinerário da Arquidiocese desde a sua chegada, em dezembro de 2019, os sofrimentos que todo o povo de Deus passou por conta da pandemia da Covid-19, suspensões das Celebrações sem a participação do povo, as consequências das enchentes no Sul da Bahia, as estruturas logísticas urbanas e interurbanas e todas as incursões da Igreja nesses campos e atualmente, os estragos da guerra na Ucrânia que até hoje atingem a todos.

Continuou percorrendo o itinerário quaresmal, que na Quarta-feira de Cinzas nos fiéis foram impostas as cinzas dos ramos de oliveira, e que nessa Terça-feira Santa era extraído o óleo de seus frutos para ser para toda a Comunidade sinal de bênção.

O Metropolita, seguiu explicitando o uso dos Santos Óleos, nos Sacramentos das Iniciação Cristã, Batismo e Crisma e enfatizou, que o óleo não deve ficar nos vasos, mas sim, deve permanecer nos fieis Católicos.

Após da Homilia, Dom Josafá fez o Rito de Bênção dos Santos Óleos e os Presbíteros renovaram as promessas que fizeram no dia de sua Ordenações e junto com toda a Comunidade presente entoaram: Ave, Santo Crisma !

A Santa Eucaristia então, seguiu com a liturgia para o dia, e ao término todos os Párocos e Administradores Paroquiais receberam os vasos com os Santos Óleos para a Missão.

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque