Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
Arcebispo Dom Vítor participa do Jubileu dos 525 anos da 1ª Missa no Brasil

Arcebispo Dom Vítor participa do Jubileu dos 525 anos da 1ª Missa no Brasil

Testde de legenda

O Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Vítor Agnaldo de Menezes, participou das celebrações do Jubileu dos 525 anos da primeira Missa celebrada no Brasil, realizado entre os dias 24 e 26 de abril. Os eventos realizados na cidade de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro reuniu os Bispos do Regional Nordeste 3, que compõem as Igrejas Particulares da Bahia e de Sergipe. O Arcebispo Emérito de nossa Arquidiocese, Dom Luís Gonzaga da Silva Pepeu, OFMCap, também esteve presente.

O coração do Brasil está pulsando em Santa Cruz Cabrália (BA), onde, em 26 de abril de 1500, foi celebrada a primeira Missa em terras brasileiras. Foi neste marco histórico e espiritual que a Diocese de Eunápolis deu início, na tarde desta quinta-feira, 24 de abril, às celebrações do seu Jubileu Eucarístico, renovando a fé do povo de Deus e reafirmando a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja.

A Missa de abertura, realizada na Igreja Nossa Senhora da Conceição, foi presidida por Dom José Edson Santana de Oliveira, bispo da Diocese de Eunápolis, e concelebrada por diversos arcebispos e bispos das arquidioceses e dioceses da Bahia e de Sergipe. Entre o episcopado, estiveram presentes os membros da presidência do Regional Nordeste 3 da CNBB: Dom Dirceu de Oliveira Medeiros (presidente e bispo de Camaçari), Dom José Genivaldo Garcia (vice-presidente e bispo de Estância) e Dom Dorival Barreto (secretário e bispo auxiliar de Salvador), além de presbíteros, religiosos, religiosas e fiéis.

Dom José Edson destacou a importância do local onde foi celebrada a primeira Missa no Brasil. O prelado enfatizou a centralidade da Eucaristia na vida cristã e a necessidade de renovar o compromisso com a missão evangelizadora da Igreja. O bispo também expressou solidariedade com a Igreja universal, especialmente em relação ao falecimento do Papa Francisco, ocorrido recentemente. A celebração é expressão da fé que une o povo de Deus em torno da Mesa da Palavra e do Altar, sinal de esperança e continuidade da missão confiada à Igreja.

 

 

Antes da Missa, Dom José Edson acolheu com entusiasmo e espírito fraterno todos os participantes, expressando a alegria da Diocese de Eunápolis em viver esse momento de graça. Um gesto simbólico e tocante marcou o início da celebração: flores foram solenemente colocadas diante de uma fotografia do Papa Francisco, em sinal de comunhão e de carinho pelo Santo Padre. Dom Dirceu ofertou um dos arranjos florais, representando a unidade e a fidelidade das Igrejas do Regional Nordeste 3 ao sucessor de Pedro.

O Jubileu Eucarístico segue como um tempo forte de renovação espiritual, memória histórica e compromisso missionário, celebrando a presença real de Cristo na Eucaristia e a trajetória de fé que tem suas raízes fincadas no solo brasileiro há mais de cinco séculos. Acompanhe a programação e participe dos próximos momentos jubilares na Diocese de Eunápolis.

 

Fonte: CNBB 

Acolhida da Cruz em Porto Seguro

A chegada da cruz em Porto Seguro que aconteceu na manhã do dia 26 de abril, foi marcada por uma grande receptividade e reverência por parte da população local e dos numerosos visitantes que se encontram na região.

Após ser solenemente acolhida, a cruz foi cuidadosamente depositada sobre um veículo do Corpo de Bombeiros, que conduziu este importante símbolo histórico pelas principais vias da cidade. O cortejo se transformou em uma manifestação pública de fé, reunindo fiéis em um gesto de devoção.

Créditos das fotos: Diocese de Eunápolis

Santa Missa – 525 anos da primeira Missa celebrada no Brasil

As celebrações do Jubileu dos 525 anos da primeira Missa celebrada no Brasil continuam emocionando e reunindo fiéis. No período da tarde do mesmo sábado (26), Bispos do Regional Nordeste 3, que compreende as (Arqui)Dioceses da Bahia e de Sergipe, marcaram presença em uma solene Celebração Eucarística realizada em Coroa Vermelha, distrito histórico de Santa Cruz Cabrália.

A Santa Missa foi presidido por Dom José Edson Santana de Oliveira, Bispo da Diocese de Eunápolis. A presença dos Bispos do Regional Nordeste 3, sublinhou a importância do marco para toda a Igreja Católica no Brasil e reforçou a unidade da fé na região.

Uma expressiva multidão de fiéis se uniu aos Clérigos presentes neste momento de profunda fé e memória histórica. Vindos de diversas localidades, os participantes lotaram o local da celebração, demonstrando a devoção e o reconhecimento da importância da primeira Eucaristia em solo brasileiro.

A celebração em Coroa Vermelha, local onde a primeira Missa foi celebrada há 525 anos, proporcionou aos presentes uma conexão especial com as raízes da fé cristã no país. O Jubileu Eucarístico na Diocese, tem sido marcado por diversas iniciativas que buscam reavivar a memória deste acontecimento fundamental e fortalecer a espiritualidade dos fiéis.

Créditos das fotos: Diocese de Eunápolis

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque