Foi realizado na Arquidiocese, neste final de semana, entre os dias 8 e 9 de fevereiro, o Seminário da Campanha da Fraternidade 2025 por Vicariato. No sábado (8), a cidade de Poções acolheu, entre 9h e 11h, o Assessor do Seminário, Ricardo Marques, para tratar do tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). No período da tarde do mesmo dia, das 14h30 às 17h30, o Seminário aconteceu no espaço de eventos da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo, em Vitória da Conquista. E por fim, no domingo (9), foi a vez da cidade de Itapetinga receber o Assessor para o Seminário da CF 2025 no período da manhã.
Confira alguns registros deste momento formativo na Arquidiocese:
Vicariatos São Lucas e São Mateus







Vicariato São João







Vicariato São Marcos







A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), considerando as sugestões dos regionais, das organizações do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, definem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o propósito de alertar para uma situação que, na sociedade, precisa de transformação, visando o bem de todos.
Em 2025, motivados pelos 800 anos da criação do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos da publicação da Carta Encíclica Laudato Si’; pelo recente lançamento da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos da criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e pela realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia, acolhendo a sugestão da Comissão Episcopal Especial para a Mineração e a Ecologia Integral, o tema escolhido foi “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
A Ecologia é a questão mais tratada pelas CF’s ao longo destes 61 anos de existência. Foram 8 as CF’s que de alguma forma abordaram essa temática:
na CF 1979, Por um mundo mais humano: Preserve o que é de todos”;
na CF 1986, Fraternidade e a Terra: Terra de Deus, terra de irmãos;
na CF 2002, Fraternidade e povos indígenas: Por uma terra sem males;
na CF 2004, Fraternidade e água: Água, fonte de vida;
na CF 2007, Fraternidade e Amazônia: vida e missão neste chão;
na CF 2011, Fraternidade e a Vida no Planeta: “A Criação geme em dores de parto” (Rm 8,22);
na CF 2016, Casa comum, nossa responsabilidade: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,17) e
na CF 2017, Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15).
Portanto, neste ano, a Campanha da Fraternidade aborda outra vez a temática ambiental, com o objetivo de “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra” (Objetivo Geral da CF 2025).
Os elementos da identidade visual
A identidade visual da Campanha da Fraternidade 2025 é de autoria do Paulo Augusto Cruz, da Assessoria de Comunicação da CNBB. Nela estão representados os seguintes elementos:
São Francisco de Assis
Em destaque no cartaz, São Francisco de Assis representa o homem novo que viveu uma experiência com o amor de Deus, em Jesus crucificado, e reconciliou–se com Deus, com os irmãos e irmãs e com toda a criação. Esta reconciliação universal ganha sua maior expressão no Cântico das Criaturas, composto por São Francisco há precisos 800 anos. O recorte é da obra do período barroco “Êxtase de São Francisco de Assis”, de Jusepe De Ribera.
A cruz
No centro, a Cruz é um elemento importante na espiritualidade quaresmal e franciscana. No cartaz, ela recorda a experiência do Irmão de Assis com o crucifixo da Igreja de São Damião, em Assis, na Itália, onde Francisco ouviu o próprio Cristo que falava com ele e o enviava para reconstruir a sua Igreja. No início, Francisco entendeu que era a pequena Igreja de São Damião. Mais tarde, compreendeu que se tratava de algo bem maior, a Igreja mesma de Deus. A Quaresma é este tempo de reconstrução de cada cristão, cada comunidade, a sociedade e toda a Criação, porque somos chamados à conversão.
A natureza
A araucária, o ipê amarelo, o igarapé, o mandacaru, a onça pintada e as araras canindés, representam a fauna e a flora brasileiras em toda a sua exuberância, que ao invés de serem exploradas de forma predatória, precisam ser cuidadas e integradas pelo ser humano, chamado por Deus a ser o guarda e o cuidador de toda a Criação.
As cidades
Os prédios e as favelas refletem o Brasil a cada dia mais urbano, onde se aglomeram verdadeiras multidões num estilo de vida distante da natureza e altamente prejudicial à vida. Cada um de nós, seres humanos, o campo, a cidade, os animais, a vegetação e as águas fomos criados para ser, com a nossa vida, um verdadeiro “louvor das criaturas” ao bom Deus.
A colagem
O uso do estilo de colagem é uma escolha artística e simbólica. A técnica possibilita a união de elementos diferentes em uma única composição, refletindo a diversidade e a interligação entre tudo o que existe, entre toda a Criação. A escolha do estilo também faz referência à Ecologia Integral, onde todos os aspectos da vida – espiritual, social, ambiental e cultural – são considerados e valorizados. Cada pedaço na colagem, apesar de único, contribui para a totalidade da imagem, assim como cada pessoa e cada parte do meio ambiente tem um papel crucial na criação de um mundo sustentável e harmonioso.
Fonte: Diocese de Colatina