Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
/
Festividade de Santo Antônio de Pádua nas paróquias da Arquidiocese

Festividade de Santo Antônio de Pádua nas paróquias da Arquidiocese

Testde de legenda

Na última quinta-feira, 13 de junho de 2024, as paróquias da Arquidiocese dedicadas a santo Antônio de Pádua celebraram esta festividade com muita alegria. As paróquias que têm o santo como seu padroeiro, a de Itarantim – BA e a de Caetanos – BA, vivenciaram dias intensos de oração e um verdadeiro retiro paroquial. A paróquia Nossa Senhora de Fátima, que também celebra esta data, uma vez que o santo português é o seu co-padroeiro, pode celebrar três dias em preparação para a festa.

Em seguida, confira alguns registros das festas celebradas nestas paróquias.

Paróquia Santo Antônio (Itarantim – BA)

Tendo a Celebração de abertura presidida pelo Pe. Gilmar Oliveira (diocese de Itabuna), a Paróquia deu início ao seu período festivo. Nos dias seguintes, contribuíram com as Celebrações Eucarísticas e enriqueceram o período de preparação para o dia solene, o Pe. João Amaral (diocese de Almenara), Pe. Joselito Oliveira, Pe. Heber Pedroso (diocese de Bom Jesus da Lapa), Pe. Ednaldo Martins (diocese de Itabuna), Pe. José Augusto (diocese de Itabuna), Pe. Valmir Neves e Pe. Luiz Cláudio. Além deles, o arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, celebrou a Santa Missa da quarta noite de Novenário.

 

 

O dia da celebração solene em honra ao glorioso Santo Antônio foi iniciado com a Alvorada às 5h00 na igreja matriz da comunidade paroquial, seguida da oração do dia. Logo às 12h30, houve também a bênção e distribuição dos tradicionais pães de santo Antônio, que findou às 15h00.

Em seguida, os devotos de santo Antônio realizaram, juntamente com o seu Administrador Paroquial, Pe. Paulo Raimundo, a procissão desde o centro pastoral até a igreja matriz.

Às 18h00, iniciou-se a Celebração solene, presidida pelo Pe. José Mario de Oliveira (arquidiocese do Rio de Janeiro) e concelebrada pelo Pe. Paulo Raimundo e pelo Pe. Gilmar Oliveira.

 

 

Paróquia Santo Antônio (Caetanos – BA)

Ao iniciar este período de um verdadeiro retiro paroquial, todo povo de Deus, devotos do santo padroeiro, vivenciou dias intensos de aprofundamento na espiritualidade. Durante as celebrações, a paróquia santo Antônio passou a meditar ao longo destes dias o tema central “O Pai-nosso, a oração do Senhor e dos irmãos”.

 

Para as celebrações do período de Novenário, a Paróquia acolheu os seguintes Padres: Iago Maia (diocese de Jequié), Antônio Ramos, Edmilson José, Lucas dos Santos, Nailson Gonçalves, Lucas Conceição e Gildeir da Silva, Pericles Gomes, Manoel Brito (diocese de Jequié) e o seu Administrador Paroquial, Pe. Luan Santos, além dos padres do Vicariato São Marcos. Para o dia da Festa paroquial, o presbítero da diocese de Caetité, Pe. Dione Magalhães, presidiu a celebração da Santa Missa. Após a Celebração, houve, por fim, a procissão luminosa e a bênção do Santíssimo Sacramento.

 

 

Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa (Vitória da Conquista – BA)

Já durante o Tríduo que aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, foi assumido como tema principal “celebrando o ano da oração, Santo Antônio nos inspira à vivência da palavra de Deus”. Foram presidir as celebrações os padres: Fr. Givanildo dos Santos Lima, OFMCap, Fr. Adezi Amarantes Pereira, OFMCap e o Fr. Sebastião Dias Mendes, OFMCap. No dia festivo, às 6h00, foi realizada a alvorada e o Ofício de Nossa Senhora em seguida. Às 7h00, o Pároco, Fr. Sebastião, celebrou a Santa Missa e mais tarde, às 19h30, após a chegada da procissão que saiu do Batalhão da Polícia Militar, o Fr. Paulo José dos Santos Sampaio, OFMCap celebrou a Santa Missa Solene, em honra do glorioso santo Antônio.

 

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque

Encontro dos Professores do Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias Na manhã desta quarta-feira, 17/07, os professores, padres