Aproximando-se o Dia Nacional da Juventude (DNJ), que acontecerá no dia 29 de outubro deste ano, é importante que se conheça mais um pouco a respeito de alguns pontos fundamentais da celebração deste dia no Brasil. Para isso, separamos algumas perguntas a serem respondidas.
O que é o DNJ?
O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985 (Ano Internacional da Juventude, ONU) como uma atividade permanente da CNBB que é realizada nas Dioceses de todo o país. Com total apoio dos pastores de nossa Igreja, o DNJ quer celebrar a vida dos (as) jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo.
Por que celebrar o DNJ?
Para celebrar a unidade e a vida de todas as juventudes diocesanas;
A cada ano, o DNJ propõe a discussão e reflexão sobre um tema relacionado à vida da juventude;
Sempre com temas e lemas que dão sequência às reflexões iniciadas com a Campanha da Fraternidade e que nortearam as atividades permanentes do Setor Juventude da CNBB (Semana da Cidadania e do Estudante).
Quando acontece o DNJ?
O DNJ no Brasil é celebrado sempre no último domingo de outubro, menos em época de eleições, quando pode ser atrasado ou antecipado em uma semana. É um evento comemorado em todo o país. Jovens de todas as dioceses e paróquias se reúnem antecipadamente para planejar e discutir os temas e as atividades que serão conduzidas durante esse dia.

Como habitual, o DNJ vem para aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade do ano, que em 2023 abordou a chaga da fome. O lema desta edição do DNJ é “E todos ficaram saciados” (Mt 14,13).
Para Dom Vilsom Basso, presidente da Comissão Episcopal para a Juventude na CNBB, o DNJ é uma celebração festiva da juventude Católica brasileira que pode impulsionar ações de transformação da realidade, sobretudo da fome que fere o corpo e a dignidade das pessoas. Apesar de ser celebrado oficialmente no último domingo de outubro, as dioceses escolhem as melhores datas conforme a realidade local.
Subsídio preparatório
Em sintonia com o plano trienal de evangelização “ao seu lado”, o subsídio traz três encontros preparatórios, todos eles com orações, leitura bíblica, propostas de reflexões e divulgação de ações concretas da Igreja e sociedade civil no combate à desigualdade, em especial a fome, sendo “Igreja em Saída”. O material conta ainda com uma proposta de Lectio Divina, com o objetivo de promover aos jovens uma profunda experiência com a palavra de Deus, tornando-a viva em suas vidas e fazendo ressoar em seus corações o compromisso do amor ao próximo, exercendo a missão deixada por Jesus: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.
Fonte:https://jovensconectados.org.br/dnj/;
https://www.cnbb.org.br/comissao-para-a-juventude-da-cnbb-lanca-cartaz-do-dia-nacional-da-juventude-2023-momento-de-celebracao-da-juventude-catolica/