Na última quarta-feira, dia 30 de julho, o Santuário Bom Jesus da Lapa acolheu com alegria a visita do Arcebispo Metropolitano, Dom Vítor Agnaldo de Menezes. A ocasião foi marcada pela Celebração da Santa Missa do terceiro dia do Novenário do Bom Jesus da Lapa.
O Arcebispo, foi recebido Pelo Bispo da Diocese, Dom Rubival. Esteve também presente o Diácono Transitório, Juliano Neres de Campos (Colaborador Pastoral da Catedral e Assistente Eclesiástico da Pastoral da Comunicação) que acompanhou Dom Vítor.
A Celebração contou ainda com a participação dos Romeiros, que com muito fé e devoção buscam a Romaria do Bom Jesus. Se trata de uma importante e tradicional jornada que atrai pessoas do Brasil e do mundo.
Em sua reflexão, Dom Vítor conduziu os fiéis a uma profunda reflexão sobre “A Igreja da Esperança”. A Arquidiocese de Vitória da Conquista dá graças a Deus por este momento de unidade e proximidade em Bom Jesus da Lapa, a qual faz parte da Província Eclesiástica da Arquidiocese.
Acompanhe abaixo, trecho da matéria do Santuário do Bom Jesus da Lapa, sobre a Romaria. Em seguida, registros da presença do Arcebispo no Novenário:
Romaria do Bom Jesus
Todos os anos, a Capital Baiana da Fé, localizada na região Oeste da Bahia, a aproximadamente 800 quilômetros de Salvador, atrai milhares de fiéis de todas as partes do Brasil e do mundo que vêm em busca da Romaria do Bom Jesus da Lapa.
Um dos motivos que torna a cidade bastante conhecida é a Romaria do Bom Jesus, celebração que reúne na cidade uma grande parte dos moradores e visitantes de todos os lugares do país.
Trata-se de uma jornada de extrema importância para as pessoas religiosas e também para aqueles que apreciam as manifestações culturais que emanam do povo.
Principalmente nesse período, a cidade de Bom Jesus da Lapa, que fica às margens do Rio São Francisco, fica repleta de visitantes. A maioria tem o mesmo desejo: expressar seu sentimento de gratidão por alguma graça alcançada ou fazer sua prece em busca de algum desejo difícil de ser realizado.
A Romaria ao Bom Jesus se dá em agosto, mas seus preparativos ocorrem meses antes para ofertar aos turistas a melhor recepção possível.
Além de trazer um verdadeiro espetáculo de fé, a Romaria do Bom Jesus configura-se como uma enorme ferramenta para geração de emprego e renda no município.
Setores como o da hotelaria, comércio, alimentação, transporte e entretenimento, veem na época uma grande oportunidade, e isso mobiliza a cidade a cada ano para um grande sucesso econômico.

A Romaria do Bom Jesus é a terceira maior romaria do Brasil, atraindo mais de meio milhão de pessoas, com número crescente de fiéis a cada ano.
Quem participa da Romaria do Bom Jesus da Lapa retrata o momento como inesquecível, emocionante e de pura fé.
Fonte: Santuário do Bom Jesus da Lapa
Confira alguns registros da visita do Arcebispo:


















Fonte das fotos: Santuário Bom Jesus da Lapa.