Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
/
Divulgada a Oração pela nomeação do novo Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista

Divulgada a Oração pela nomeação do novo Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista

Testde de legenda

A Arquidiocese de Vitória da Conquista está Vacante desde o dia 25 de maio, quando Dom Josafá Menezes da Silva tomou posse como Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Aracaju. Na terça-feira, (28/05), os padres membros do Colégio de Consultores elegeram o Pe. Gerson de Jesus Bittencourt como Administrador da Arquidiocese de Vitória da Conquista.

Na quarta-feira (29/05), em comunicado enviado aos presbíteros e diáconos, Pe. Gerson de Jesus Bittencourt, Administrador da Arquidiocese de Vitória da Conquista, apresentou a oração oficial de súplica para a nomeação no novo Arcebispo. Conforme o comunicado do Pe. Gerson, ospadres poderão escolher os dias em que a oração deverá ser rezada nas celebrações litúrgicas. Os pastores e os fiéis, nas orações pessoais ou comunitárias, as Pastorais, Grupos, Movimentos, Associações, Seminários, Casas Religiosas são chamados, neste tempo de Sede Vacante, a suplicarem pela nomeação do novo Pastor de nossa Igreja Arquidiocesana. Eis a oração:

 

ORAÇÃO PELA NOMEAÇÃO DO NOVO ARCEBISPO METROPOLITANO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Ó Deus, Pai de infinita misericórdia e Senhor de toda a consolação, que em Jesus Cristo, o Bom Pastor, nos deu a imagem viva do Vosso amor por nós. Nós vos agradecemos por todos os benefícios que tens concedido à nossa Arquidiocese de Vitória da Conquista e Vos louvamos por todos os pastores que nos concedestes.

Voltai, mais uma vez, o Vosso olhar sobre nós, cumprindo a promessa de conceder ao vosso povo, pastores conforme o Vosso coração. Um pastor que Vos seja agradável pela santidade e, com solicitude, sirva ao rebanho, com o mesmo zelo dos Apóstolos.

Que o Divino Espírito Santo, ajude a todos nós – padres, diáconos, religiosos, consagrados e fiéis – a reconhecer nele o Cristo Bom Pastor e a obedecer com alegria e plena confiança às palavras que suscitarás em seu coração.

Que a materna intercessão de Nossa Senhora das Vitórias, nossa padroeira arquidiocesana, nos inspire confiança e serenidade neste tempo de espera.

Tudo isto Vos pedimos, por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus, e Convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém!

 

MISSA PARA A ELEIÇÃO DO NOVO BISPO

O formulário da Missa para eleição do novo Bispo: “o Missal Romano (página 1064, n.4), no conjunto das Missas pelas diversas necessidades, apresenta um formulário próprio de Missa para eleição do Bispo. A recomendação é para que esta Missa seja rezada nas comunidades paroquiais da Arquidiocese, em alguma Missa semanal, ou nos dias possíveis segundo a tabela de precedência litúrgica, a ser determinada pelo pároco ou administrador paroquial. Esta Missa não poderá ser rezada apenas nos Domingos, Solenidades, Festas e Memórias obrigatórias. Pode ser feita também uma prece pela eleição do novo Bispo na Oração dos Fiéis em cada Missa, sobretudo aos Domingos. Pode-se também na Oração dos Fiéis rezar pelo Administrador Arquidiocesano.

 

A MENÇÃO DO NOME DO BISPO DIOCESANO NA ORAÇÃO EUCARÍSTICA

A intercessão pela Igreja na oração eucarística busca estabelecer uma comunhão com a Igreja universal, rezando-se pelo bispo de Roma, e com a Igreja Particular, rezando pelo Bispo. No caso de Sede Vacante omite-se a memória do Bispo. Não se deve rezar pelo Administrador Arquidiocesano, porque ele não governa de fato a Igreja Particular, apenas a administra até a eleição do novo Bispo. Portanto, na prece eucarística, reza-se pelo Papa, omite-se o Bispo e conclui-se “com os Bispos do mundo inteiro”.

As orações eucarísticas I, II e III são rezadas assim, por exemplo:

Oração Eucarística I (Cânon Romano):
“que oferecemos, antes de tudo, pela vossa Igreja santa e católica: concedei-lhe paz e proteção, unindo-a num só corpo e governando-a por toda a terra, em comunhão com vosso servo o Papa Francisco, e todos os que guardam a fé católica que receberam dos Apóstolos”.

Oração Eucarística II:
“Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro; que ela cresça na caridade com o Papa Francisco, os bispos do mundo inteiro, os presbíteros, os diáconos e todos os ministros do vosso povo”.

Oração Eucarística III:
Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo com o vosso servo o Papa Francisco, com os bispos do mundo inteiro, os presbíteros e diáconos, os outros ministros e o povo por vos redimido”.

Deste modo, aplica-se às demais orações eucarísticas.

No culto eucarístico fora da missa, também omite-se o nome do bispo. Oração de Bênção do Santíssimo Sacramento: “Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja. Dai-lhe santos pastores e dignos ministros, derramai as vossas bençãos sobre o nosso santo Padre, o Papa, sobre o nosso Pároco e todo Clero […] Favorecei com os efeitos contínuos de vossa bondade, o Brasil, nossa Arquidiocese, a Paróquia em que habitamos […].

Na Liturgia das Horas, sempre que houver a menção do nome do bispo, seja omitida. Nas intenções livres, pode-se rezar pela eleição do novo bispo.

FORMULÁRIOS PARA ORAÇÃO DOS FIÉIS NA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA:

– Pelo novo bispo:
Senhor, nosso Pai, que prometestes enviar ao vosso povo pastores segundo o vosso coração, concedei-nos em vossa providência um novo Bispo que seja “mestre da doutrina, sacerdote do sagrado e ministro do governo” (LG 20) para que, em comunhão, manifestemos ao mundo vosso amor, rezemos.

Ou:

-Pela santa Igreja de Deus, para que o Senhor a proteja e sustente, e voltando seu olhar para esta Igreja Particular envie um novo Bispo para apascentá-la com sabedoria na graça de Cristo e na força do Espírito Santo, rezemos.

– Pelo Administrador Arquidiocesano:
Senhor, vos suplicamos pelo Pe. Gerson, para que, administrando com sabedoria esta arquidiocese que aguarda seu novo pastor, ajude vosso povo a caminhar na fé e na unidade, rezemos.
Convém recordar que o Pe. Gerson não deve mais ser chamado de “Monsenhor”, título que recebeu devido a missão que exercia como Vigário Geral. Assim, mesmo exercendo a função de Administrador Arquidiocesano, ele deve ser mencionado e chamado como Padre Gerson.

Nesse período de Sede Vacante em que nossa Arquidiocese aguarda a chegada do novo Pastor, faz-se necessário recorremos à oração seja em comunidade, família, reuniões, encontros, individualmente e noutras circunstâncias. Nestas e noutras orações, pretendemos confiar a Deus a escolha do novo Arcebispo e, para nós, pedimos ao Espírito Santo os dons da esperança, da alegria e da disponibilidade para continuarmos a trabalhar para a unidade e a missão da Igreja.

Que, por intercessão de Nossa Senhora das Vitórias, Padroeira de nossa Arquidiocese, o Senhor nos conduza e acompanhe nessa expectativa da chegada do quarto Arcebispo que Deus enviará a nossa Arquidiocese de Vitória da Conquista.

 

 

Fonte: ASCOM (Assessoria de Comunicação da Arquidiocese)

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque

João Batista é o único santo, além da Virgem Maria, de quem a Liturgia celebra o nascimento terreno. Isto