A Arquidiocese de Vitória da Conquista vivenciou fortemente os dias que marcam o ápice da nossa fé: a Semana Santa. Paróquias de toda Arquidiocese celebraram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, a instituição da Eucaristia e Lava-pés, a Paixão e Morte de Cristo, culminando na Páscoa do Senhor, que é a celebração da sua Ressurreição.
Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos, celebrado no último domingo, dia 13 de abril, abriu solenemente a Semana Santa. As celebrações foram marcadas pela tradicional bênção dos ramos de oliveira e palmeira, que simbolizam a aclamação de Jesus como Rei e Messias. Procissões percorreram as ruas, recordando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, montado em um jumento e aclamado pela multidão que estendia seus mantos e ramos pelo caminho.
O Tríduo Pascal
O Tríduo Pascal, que compreende a Quinta-feira Santa, a Sexta-feira da Paixão do Senhor e o Sábado Santo, constitui o núcleo central da Semana Santa e da nossa liturgia. Nestes dias, a Igreja celebra os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, a base da Fé que recebemos do próprio Cristo.
Quinta-feira Santa: A Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio
Na Quinta-feira Santa, as Paróquias celebraram a Missa da Ceia do Senhor, recordando a Última Ceia de Jesus com seus Discípulos, a instituição da Eucaristia (“Isto é o meu corpo… Este é o cálice do meu sangue…”), do Sacramento da Ordem, e a recordação do lava-pés, gesto de humildade e serviço de Nosso Senhor. As igrejas também permaneceram abertas para a adoração ao Santíssimo Sacramento, recordando a agonia de Jesus no Getsêmani.
Sexta-feira Santa: Paixão e Morte de Jesus Cristo
A Sexta-feira Santa foi um dia de profunda reflexão e penitência. As celebrações litúrgicas centraram-se na Paixão e Morte de Jesus, com a leitura do Evangelho de São João, a veneração da Santa Cruz e a oração universal. Muitas Paróquias realizaram a tradicional Via Sacra, meditando sobre os passos de Jesus a caminho do Calvário. O silêncio e a sobriedade marcaram este dia de contemplação do sacrifício redentor de Cristo.
Na cidade de Vitória da Conquista, o Vicariato São Lucas realiza todos os anos a Caminhada Penitencial e Via Sacra em direção ao Cristo de Mário Cravo. Neste ano, a caminhada iniciou-se na Catedral Metropolitana por ocasião do Ano Jubilar da Esperança. Confira, em seguida, alguns registros deste momento.







Sábado Santo: Vigília Pascal, a Mãe de Todas as Vigílias
O Sábado Santo foi marcado pela solene Vigília Pascal. Iniciada na escuridão, com a bênção do fogo novo e do Círio Pascal, a liturgia segue com a proclamação da Páscoa, a leitura de passagens do Antigo e do Novo Testamento que rememoram a história da salvação, a renovação das promessas batismais e culminou na celebração da Eucaristia, a primeira após a Ressurreição de Jesus. O toque festivo dos sinos e as luzes acesas simbolizaram a vitória de Cristo sobre a morte e a esperança renovada para a humanidade.
Confira, a seguir, alguns registros desses dias intensos de oração em toda Arquidiocese.
- Paróquia Nossa Senhora das Vitórias (Catedral Metropolitana)








- Paróquia Santo Antônio (Itarantim – BA)








- Paróquia Santo Antônio (Caetanos – BA)








- Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo






- Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus








- Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Santa Maria Madalena (Maiquinique – BA)








- Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São Francisco de Assis










- Paróquia São Sebastião (Itambé – BA)






- Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição (Nova Canaã – BA)






- Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Iguaí – BA)







- Paróquia Nossa Senhora das Graças (Itapetinga – BA)








- Paróquia São Paulo Apóstolo (Caatiba – BA)







- Paróquia Senhor Bom Jesus (Bom Jesus da Serra – BA)








- Paróquia São João Batista (Anagé – BA)








- Paróquia Nossa Senhora das Graças (Vitória da Conquista – BA)








- Paróquia Divino Espírito Santo (Poções – BA)










- Paróquia São Pedro (Ibicuí – BA)







- Paróquia Senhor do Bonfim e Santo Antônio (Barra do Choça – BA)







