As obras de revitalização e restauro da Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias iniciadas em abril de 2019 incluíram novas instalações do telhado, rede elétrica, piso; restauro dos elementos artísticos do teto; instalação do altar da Eucaristia, ambão da Palavra, Cátedra, vitrais e pintura externa.
A Celebração Eucarística na qual haverá a benção das obras de restauração da Catedral deve contar com a presença de Bispos, incluindo o Arcebispo Emérito de Vitória da Conquista, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap, Presbíteros, Diáconos, Religiosos, Religiosas e fiéis leigos da Arquidiocese de Vitória da Conquista. A Santa Missa será presidida pelo Administrador Apostólico, Dom Josafá Menezes da Silva, às 10h00, do dia 01 de maio e será aberta a toda comunidade. Que Nossa Senhora das Vitórias, Excelsa Padroeira da Arquidiocese de Vitória da Conquista, interceda ao Seu Divino Filho, Jesus Cristo, graças e bênçãos sobre todas as pessoas que contribuíram com as obras de revitalização e restauro da Catedral Metropolitana.
Hino à Nossa Senhora das Vitórias:
Serva Senhora humilde mulher / Mãe índia formosa do índio Imboré / Histórias de sangue assim nos contou / Vitória Senhora do Libertador.
Refrão: Ó Maria queremos cantar teu louvor / nos mostra no sim o Libertador / e no alto monte nos diz: é Jesus / Cristo nordestino pregado na cruz.
Maria menina palmeira florida / jardim de roseira, minha linda flor / A Mãe catingueira do povo sofrido / no sim ao teu Deus, deu-nos o Salvador.
De todos os cantos congrega teus filhos / dos campos, cidades, caatinga e sertão / Batalhas travadas aqui neste chão / Nos fazem agora pedir-te perdão.
O sangue em rios a terra molhou / Sedentos tombaram bravos mongoiós / A gente guerreira lutou sem temor / Na Vila Vitória contra o invasor.
Confira o vídeo do hino da Padroeira abaixo!