No 1º dia do mês de Maio, dia em que comemoramos São José Operário e iniciamos o mês mariano, aconteceu a Santa Missa com o rito de bênção após revitalização e restauro da Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias.
A Celebração Eucarística iniciou-se às 10h00 da manhã e foi presidida por Dom Josafá Menezes da Silva, Administrador Apostólico da Arquidiocese de Vitória da Conquista e concelebrada por Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, Arcebispo Emérito, por Dom Zanoni Demettino, Arcebispo de Feira de Santana e por vários Presbíteros de nossa Arquidiocese e de outras Dioceses. Houve também a participação de Diáconos, Religiosos, Religiosas e fiéis leigos da Arquidiocese de Vitória da Conquista. A celebração foi transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese: YouTube e Instagram e pela Rádio Canção Nova (FM 90,9).
Após a saudação feita por Dom Josafá, o padre Ariosvaldo fez uma colocação sobre a restauração da Catedral. A Missa prosseguiu com o ato penitencial. Posteriormente, Dom Josafá e Dom Luis aspergiram com água benta o povo, as paredes e altares da Matriz. Foi entoado o Hino de louvor, simultâneo ao toque dos sinos. Após a Liturgia da Palavra consonante a Memória de São José Operário, Dom Josafá proferiu a Homilia. A oração dos fiéis foi feita por duas senhoras membros da OVS – Obra das Vocações Sacerdotais, que no dia 1 de maio deste ano de 2024 completa 65 anos de fundação. A Celebração Eucarística seguiu com a Liturgia Sacramental.
Antes da benção final, o restaurador Ricardo Moreira fez uma breve síntese do processo da restauração. O fiel leigo, Luís Carlos Dudé proferiu algumas palavras de agradecimento ao padre Ariosvaldo e a Dom Josafá pelo empenho obras de revitalização e restauro da Catedral. Houve ainda o descerramento da placa, localizada próximo ao balcão do dízimo. Enquanto isso cantou-se o TE DEUM, soltou-se fogos, e tocou-se os sinos da Catedral. Dom Josafá concluiu a celebração com a benção final.
Iniciadas em abril de 2019, as obras incluíram novas instalações do telhado, rede elétrica, piso; restauro dos elementos artísticos do teto; instalação do altar da Eucaristia, ambão da Palavra, Cátedra, vitrais e pintura externa. Que Nossa Senhora das Vitórias, Excelsa Padroeira da Arquidiocese de Vitória da Conquista, interceda ao Seu Divino Filho, Jesus Cristo, graças e bênçãos sobre todas as pessoas que contribuíram com as obras de revitalização e restauro da Catedral Metropolitana.
As pessoas que não puderam participar podem acompanhar a gravação da Santa Missa com Rito de benção das obras de restauração da Catedral Metropolitana através do link: