Na noite de ontem, o Terço dos Homens, em Vitória da Conquista comemorou 11 anos de existência do Movimento na cidade.
O Movimento que iniciou, em Vitória da Conquista, na Capela do Colégio das Irmãs Sacramentinas, em agosto de 2010, quando a Diretora era a Ir. Cristina, e desde então, frutuosa tem sido a ação do Apostolado na cidade e nas famílias.
A Santa Eucaristia foi presidida por Dom Josafá Menezes da Silva, Arcebispo Metropolitano, o qual foi assistido pelo Diác. Miron Dias, e por concelebrante, o Pe. Alessandro Alves Cardoso, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Candeias.
Em sua homilia, o Metropolita, recordou que o hábito da reza do Santo Terço na história é uma virtude praticada por grandes homens, independente do seu prestígio social. Também recordou que com a recitação do Rosário, pode-se alcançar grandes coisas, a exemplo dos soldados cristãos em 1571, na batalha contra os turcos, rezando o terço conseguiram a vitória.
Continuou, sobre a Parábola do Empregador, Evangelho Mt 20,1-7, onde o Patrão sai a procurar os mais diversos trabalhadores para a realização de um serviço, e explicou que o patrão trata os seus subordinados não segundo as leis da legalidade. Ele representa Deus que sempre manifesta a sua bondade com as pessoas que trabalham no seu reino. Deus não se move com o abstrato princípio da justiça, mas com as necessidades dos seus filhos.
Ao começar o acerto de contas pelos últimos, oferecendo-lhes um “denário” (remuneração de uma jornada de trabalho). O Pai não premia os bons e castiga os malvados, mas faz chover e sol nascer sobre os justos e os injustos (Mt – sermão da montanha). O Pai não dá segundo os méritos das pessoas, mas segundo as necessidades dos filhos (Alberto Maggi).
O que Deus dá aos homens é expressão de sua bondade e de sua misericórdia. Ninguém deve se apresentar diante de Deus com a pretensão de um direito adquirido. Se Deus fizesse as contas conosco e pagasse somente em base ao nosso serviço excelente prestado nos humilharia.
Concluindo a Homilia, o Arcebispo disse que cada idade é chamada. Todos são chamados a trabalhar pelo advento do reino nas mais variadas situações, sem distinção de classe e sexo. É esta a variedade da vida da Igreja.
Ao término da Santa Missa, houve uma pequena homenagem ao Terço dos Homens.
Um Servo de Maria, jamais perecerá !