Em um clima de profunda fé e unidade, a Arquidiocese de Vitória da Conquista celebrou, às 16h desta Terça-feira Santa, a Missa da Unidade. A Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo foi a Igreja escolhida para esta significativa celebração, que reuniu os Padres do clero arquidiocesano, Diáconos, Religiosos, Religiosas, seminaristas, além de um expressivo número de fiéis.
A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Vítor Agnaldo de Menezes, que em sua homilia fez menção especial ao significado da Missa da Unidade, destacando alguns trechos de uma carta enviada pelo Papa Francisco aos Sacerdotes de todo o mundo no ano de 2017. O Arcebispo Metropolitano ressaltou a profundidade das palavras do Santo Padre, que exortavam os Presbíteros à proximidade com o povo de Deus. Dom Vítor declarou ser este o dia dos Sacerdotes, que, por Misericórdia, fazem parte do Sacerdócio de Cristo, sublinhando a graça e a responsabilidade inerentes ao ministério ordenado.









Após a Homilia, os Presbíteros renovaram suas promessas sacerdotais, um momento de reafirmação do compromisso com o serviço a Deus e à comunidade.
A Bênção dos Santos Óleos
Um dos momentos significativos da celebração é a bênção dos Santos Óleos, que serão utilizados ao longo do ano nas diversas celebrações sacramentais nas paróquias da Arquidiocese. Após a renovação das Promessas Sacerdotais, foram apresentados e solenemente abençoados três óleos distintos:
O Óleo dos Enfermos: Utilizado no Sacramento da Unção dos Enfermos, para confortar e fortalecer os doentes em sua fragilidade física e espiritual, concedendo-lhes a graça e o perdão dos pecados.
O Óleo dos Catecúmenos: Utilizado na preparação dos catecúmenos, aqueles que se preparam para receber o Batismo. Este óleo simboliza a força do Espírito Santo, que liberta do pecado e prepara o caminho para a nova vida em Cristo.
O Santo Crisma: Este óleo é utilizado no Sacramento do Batismo (após a água), na Crisma (ou Confirmação), na unção das mãos dos Presbíteros e da cabeça dos Bispos na ordenação, e na unção de igrejas e altares na dedicação. O Santo Crisma simboliza a plenitude do Espírito Santo, a consagração e a incorporação a Cristo, ungido sacerdote, profeta e rei.





Após a bênção, os Santos Óleos foram solenemente incensados.
A celebração reforçou a unidade pastoral da Arquidiocese, preparando os corações dos fiéis para vivenciarem intensamente os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo nos próximos dias da Semana Santa.









