Nos dias 01 e 02 de março, na cidade de Encruzilhada – BA, alguns paroquianos de Nossa Senhora de Lourdes (Encruzilhada-BA), Nossa Senhora Imaculada Conceição (Nova Canaã-BA) e de Nossa Senhora Aparecida (Vitória da Conquista-BA) foram capacitados como Agentes da Pastoral da Sobriedade. Preparados, poderão acolher em seus grupos de autoajuda todos aqueles que passam pela enfermidade das dependências, bem como os familiares deles.
A capacitação foi realizada pelo Coordenador da Pastoral da Sobriedade do Regional Nordeste 3, o Sr. Joaldo Pinheiro (da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, cidade de Riachão do Jacuípe – BA, da Diocese de Serrinha), pelo Coordenador da Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Vitória da Conquista, o Sr. Francisco Júnior (da Paróquia São Sebastião, Itambé), pelo assessor da Pastoral da Sobriedade na Arquidiocese, Pe. Samuel Lomes, e pela Psicóloga Hranna Karoline Costa.
Embora essa Pastoral seja mais conhecida por variados trabalhos de prevenção e enfrentamento dos problemas ocasionados pelas drogas e pelas bebidas alcoólicas, com a metodologia dos 12 passos, ela pode auxiliar também no combate aos diversos hábitos desordenados e/ou viciantes, tais como: o uso excessivo do celular, das redes sociais e de jogos físicos ou virtuais, apostas, compras desnecessárias, excesso de medicamentos não prescritos, sons com volumes altos, alta velocidade no trânsito, ciúmes, fofoca, ânsia pelo controle/poder sobre tudo, desregulada administração do tempo, procrastinação, preocupação excessiva com que os outros falam de sua pessoa, rancor, impaciência generalizada, pessimismo, atitudes grosseiras ou violentas, atitudes suicidas, dentre muitos outros.
Se você reconhece que necessita de ajuda ou deseja crescer em seu autoconhecimento ou quer fazer parte dessa Pastoral, servindo o próximo por amor a Jesus Cristo e contando com a graça do Espírito Santo, entre em contato com a pastoral da sobriedade.
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis, empenhando-vos cada vez mais na obra do Senhor, certos de que vossas fadigas não são em vão, no Senhor” (1Cor 15,58).


