Neste dia 8 de agosto de 2023, memória de São Domingos de Gusmão, o Arcebispo Metropolitano, Dom Josafá, presidiu a celebração eucarística na Catedral Metropolitana, às 12h, na qual foi realizada a bênção da nova Cátedra e do novo Ambão, equipamentos litúrgicos que compõem o projeto de restauração da Catedral. Também estavam concelebrando os Padres Ariosvaldo de Jesus Aragão, Pároco da Catedral; Lucas da Conceição, Chanceler do Arcebispado, e Irineu Moreira, Ecônomo Arquidiocesano.
A Cátedra teve seu projeto desenvolvido por Tailana Janoski e Ricardo Moreira, responsáveis pela empresa “Santo Ofício, Conservação e Restauro”, que também restaurou a Catedral entre 2019 e 2021. O artista que executou o projeto foi Ezequiel Arantes, especializado em mobiliário sacro, clássico e em esculturas de madeira.
Além do mais, o projeto é uma leitura dos elementos neogóticos presentes na Catedral, a fim de trazer unidade entre a nova cátedra e os ornatos do altar-mor. Colaboraram também com a revisão do projeto, o Pároco da Catedral e o Pe. Rafael Alves Oliveira.






