A Arquidiocese de Vitória da Conquista convida todos os fiéis para a Missa da Unidade, também conhecida como Missa dos Santos Óleos. A celebração acontecerá no dia 15 de abril, às 16h, na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, localizada na Av. Frei Benjamim, 507, no bairro Patagônia, em Vitória da Conquista.
A todos os fiéis que não puderem comparecer presencialmente, a Celebração será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Arquidiocese, Instagram e YouTube.

Missa da Unidade
A Missa do Crisma, também chamada Missa dos Santos Óleos ou da Unidade, é uma celebração onde são abençoados os óleos utilizados nos Sacramentos do Batismo (Óleo dos Catecúmenos, para libertação do mal e força de Deus), Crisma (Óleo do Crisma, significando plenitude do Espírito Santo e usado também na ordenação sacerdotal) e Unção dos Enfermos (Óleo dos Enfermos, para força e fortalecimento na doença).
Durante a Missa, os Sacerdotes renovam suas promessas sacerdotais feitas na ordenação, reafirmando sua participação no único sacerdócio de Cristo e a unidade do Presbitério com o Bispo. A Celebração, que pode ser antecipada para a Terça-feira Santa, antecede o Tríduo Pascal e é um momento de forte comunhão eclesial, expressando a unidade diocesana em torno do Mistério Pascal. Após a Santa Missa, os Padres levam os óleos abençoados para suas comunidades para a administração dos Sacramentos.
Sua formatação atual começou por volta do século VII, evoluindo de três Missas na Quinta-feira Santa (reconciliação dos penitentes, bênção dos óleos e memória da Ceia do Senhor) para duas no século X (Missa Crismal e Missa da Ceia do Senhor).
A Missa Crismal, celebrada antes da Vigília Pascal onde os catecúmenos eram batizados, reunia toda a diocese – Bispo e Presbitério – para celebrar a unidade eclesial em torno do bispo, simbolizando a origem pascal dos Sacramentos na Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. É um momento que convida à unidade, comunhão, sinodalidade e corresponsabilidade da Igreja na missão.