Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
Arquidiocese celebra Missa de Encerramento do Ano Jubilar 2025

Arquidiocese celebra Missa de Encerramento do Ano Jubilar 2025

Testde de legenda

No último domingo (28), na Catedral Metropolitana de Vitória da Conquista, a Arquidiocese celebrou o Encerramento do Ano Jubilar 2025.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Vítor Agnaldo de Menezes e concelebrada pelo Pároco, Pe. Irineu Moreira Meira, Mons. Gerson de Jesus Bitencourt (Vigário Geral Arquidiocesano) e diversos Presbíteros da Arquidiocese.

Durante o ano Jubilar, tendo como lema “Peregrinos da Esperança” proclamado pelo saudoso Papa Francisco, foi reafirmado nos corações a chama da esperança que não decepciona, Jesus Cristo. A Santa Missa marcada pela gratidão, profunda fé e comunhão, encerrou o Ano Santo recordando as experiências missionárias de cada Igreja particular no mundo e a renovação pastoral que permanece para todo o povo de Deus.

Fechamento da Porta Santa nas Basílicas Papais

O fechamento da Porta Santa nas basílicas papais de Roma é um sinal visível dos últimos dias do Ano Santo. No dia de Natal, realizou-se o rito de fechamento da Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior, presidido pelo cardeal Rolandas Makrickas. “O coração de Deus permanece aberto”, enfatizou o arcipreste da Basílica Liberiana, que exortou a abrir-se para ouvir a Palavra, ao acolhimento do outro e ao perdão. A esperança é uma luz que deve ser traduzida em oração e atenção aos pobres, para ser uma Igreja “com o Evangelho nas mãos e o irmão no coração”, disse o cardeal Makrickas.

No sábado, 27 de dezembro, foi fechada a Porta Santa da Basílica de São João de Latrão. “Hoje, ao fecharmos a Porta Santa, elevamos um hino de ação de graças ao Pai por todos os sinais de seu amor por nós, enquanto guardamos no coração a consciência e a esperança que permanece aberta a todos os povos: seu abraço de misericórdia e paz”, disse o vigário do Papa para a Diocese de Roma, cardeal Baldassare Reina, arcipreste da Basílica de São João de Latrão, que presidiu a cerimônia de fechamento.

No domingo, 28 de dezembro, o cardeal James Harvey, arcipreste da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, presidiu a celebração eucarística com o rito do fechamento da Porta Santa.

Fonte: VaticanNews

Confira alguns registros desse momento:

 

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque