Na manhã da última quarta-feira (28), o Arcebispo Metropolitano, Dom Vítor Agnaldo de Menezes, recebeu em audiência representantes da Cáritas de Vitória da Conquista, e acolheu a nova liderança da mesma, Sr. José Silva. Até então, a Cáritas estava sob a responsabilidade do Diác. Luciano Lima Santana, Chanceler do Arcebispado, que conduziu os trabalhos de organização institucional. Além disso, esteve também presente, o Pe. Josué Vieira Santos, Pároco da Paróquia São Miguel.
O encontro proporcionou diálogo sobre a estrutura da Cáritas na Arquidiocese e a retomada das atividades em combate a pobreza, exclusão e injustiça social. Juntamente com o Arcebispo, os membros da Organização apresentaram objetivos e planos de ação para o desenvolvimento de ações solidárias, com assistências sociais efetivas na Arquidiocese.
História da Cáritas no Brasil
A Cáritas Brasileira, fundada em 12 de novembro de 1956, é uma das 170 organizações-membro da Cáritas Internacional. Sua origem está na ação mobilizadora de Dom Helder Camara, então Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As orientações do Concílio Vaticano II marcaram a ação da Cáritas que, desde então, vive sob os valores da pastoralidade transformadora. A Cáritas é um organismo da CNBB e possui uma rede com 198 entidades-membros, 13 regionais e 4 articulações.
Fonte: Cáritas.org.br
Confira alguns registros: