Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
Arcebispo Emérito

Arcebispo Emérito

Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap

Biografia e Histórico

Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), nasceu em Caruaru (PE), no dia 18 de fevereiro de 1957. É o segundo dos filhos de Pedro de Souza Pepeu e Izabel Silva Pepeu. Ingressou no Convento dos Capuchinhos, em Caruaru, no ano de 1968, onde continuou seu curso primário na Escola Dom Vital. Cursou até o 3º ano ginasial no Colégio Diocesano de Caruaru e o 4º ano no Colégio Nossa Senhora do Amparo, em Maceió (AL), o científico no Colégio Moreira e Silva, também em Maceió. No ano de 1977 fez o Noviciado em Vitória da Conquista (BA) e em 17 de janeiro de 1978 emitiu sua profissão religiosa.

Em 1978 iniciou seus estudos eclesiásticos de Filosofia e Teologia para formação sacerdotal no Seminário São Francisco, da Província dos Capuchinhos de São Paulo, em Nova Veneza (SP). Em 1982, concluiu o curso teológico no Instituto de Teologia do Recife (ITER). Em 08 de dezembro de 1982, foi ordenado sacerdote.

Em 1998 concluiu a Licenciatura em Direito Canônico pela Universidade Católica da América, em Washington e em 2001 obteve o doutorado pela Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum), em Roma.

Em 13 de junho de 2001 foi nomeado Bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira (PE) pelo Papa João Paulo II. Tendo como lema “Ne timeas tecum ego sum” – “Não temas, estou contigo” (Jr 1,8). Sua ordenação episcopal ocorreu em Caruaru (PE), no dia 06 de outubro de 2001; em 27 de outubro de 2001 tomou posse, sendo terceiro bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira.

Em 11 de junho de 2008 foi nomeado Arcebispo de Vitória da Conquista pelo Papa Bento XVI. Em 28 de setembro de 2008, tomou posse, sendo o segundo Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, sucedendo a Dom Geraldo Lyrio Rocha

Ao longo de seu ministério sacerdotal, Dom Luís exerceu vários trabalhos pastorais, seja na Ordem dos Frades Menores como nas Igrejas Particulares por onde passou. Na Ordem dos Capuchinhos foi Mestre de Noviços; Definidor Provincial; Guardião; Vigário Provincial; Ecônomo da Província do Nordeste do Brasil; Diretor dos Estudantes de filosofia e teologia; Ministro Provincial da Província do Nordeste do Brasil (NE-2); Presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil; Reitor e Administrador Paroquial da Basílica “Nossa Senhora da Penha”, em Recife (PE); Secretário da Procuradoria Geral da Ordem e Guardião da Comunidade da Cúria Geral dos Capuchinhos, em Roma. Na Arquidiocese de Natal (RN), foi pároco de Nísia Floresta; na Arquidiocese de Olinda e Recife, assumiu funções de Administrador e de Vigário Paroquial.

No ministério episcopal, no Regional Nordeste 2 da CNBB foi membro do Conselho Econômico e Moderador do Tribunal Eclesiástico Regional. Foi Presidente do Sub-Regional V, no Regional Nordeste 3 da CNBB; Membro da Comissão Episcopal para a Implementação do Acordo Brasil – Santa Sé; Presidente do Regional NE-3 da CNBB; Membro do Conselho Permanente – CNBB; Suplente da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos de 2ª Instância da CNBB – CETESI; e Referencial para os Bispos Eméritos do Regional NE-3 da CNBB.

Em 09 de outubro de 2019, sua renúncia foi aceita pelo Papa Francisco, tornando-se arcebispo-emérito, e tendo como sucessor Dom Josafá Menezes da Silva.

Brasão e Descrição Heráldica

Dividido em dois campos superiores: azul e branco, centralizados por uma estrela em prata e um TAU marrom; e um campo inferior contendo a terra em ocre e um monte verde com um cruzeiro; por trás do monte serras aniladas, e acima o céu em azul claro, com algumas brancas nuvens.

Próprias do Arcebispo, chapéu prelatício com quatro fileiras de borlas em verde; cruz arquiepiscopal de braço transversal duplo, centralizados com ametistas, cor episcopal; e o pálio de cor branca com cruzetas de sable, assente no escudo. Lema: “Não temas, estou contigo” – Ne timeas tecum ego sum (Jr 1,8), escrito em faixa sob o escudo.

No campo superior à esquerda, em azul, dimensão espiritual na qual todo homem se identifica com o Criador, está a Estrela da primeira e da nova evangelização, Maria, a quem o eleito, com sua origem e sentimento marianos, confia a sua missão.

O campo branco superior à direita, retrata a paz de que o mundo tanto aspira e a saudação franciscana de “Paz e Bem”. Nele, o prelado imprime o seu ser franciscano-capuchinho no T (Tau), letra grega, marrom, em forma de cruz, sinal da redenção de Cristo.

O campo inferior em azul celeste delineia o horizonte no contato com a Mãe terra, ocre, fonte de vida e morada de todos. Nascido em pleno Agreste pernambucano, Dom Luís Pepeu sai de Caruaru, com o seu Morro do Bom Jesus, simbolizado no Monte verde, lugar do encontro com Deus, e vai sem temor para a missão com a certeza de que Deus está com ele, motivo que o levou a escolher como lema episcopal “Não temas estou contigo”.

Ordenação Episcopais

Dom Luís Pepeu foi o ordenante principal dos seguintes Bispos

Foi co-ordenante principal dos seguintes Bispos

Galeria

Compartilhar: