Nesta segunda-feira (26/08), 26 Catequistas de todo Regional Nordeste 3 foram instituídos no Ministério de Catequista. A cerimônia aconteceu na cidade de Salvador – BA, na Basílica Santuário Senhor do Bonfim, marcando ainda o início da 61ª Assembleia Regional de Pastoral. Dentre os catequistas instituídos, estava a Coordenadora da Pastoral Catequética na Arquidiocese, a Sra. Elenice Dantas Guerra Moreira Campos.
A Santa Missa foi presidida pelo Cardeal Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia. Além disso, os Bispos e Arcebispos das 26 Dioceses que compõem o Regional e o Administrador Arquidiocesano da nossa Arquidiocese concelebraram, na ocasião. Estavam presentes também o Pe. Frenilson da Conceição Brito, Coordenador de Pastoral, Pe. Nailson Gonçalves, Coordenador do SAV e da Pastoral Vocacional, e o Diácono Permanente, Luciano Lima Santana.
O Cardeal, em sua homilia, afirmou:
“Como graça de Deus e inspiração do nosso Papa na época, Bento XVI, uma das conclusões do Sínodo foi justamente na perspectiva de continuar a dar passos para que, de fato, pudéssemos instituir em toda a Igreja o Ministério de Catequista. Por isso, quero dizer que se em todo o mundo houve alegria e reconhecimento pela iniciativa do Papa Francisco em definir, em 2021, para toda a Igreja a instituição do Ministério de Catequista, para nós, episcopado brasileiro, Igreja no Brasil, foi ainda mais, porque nós fazemos parte dessa história que permitiu chegar a essa decisão do nosso amado Papa Francisco”
Logo após a homilia, os catequistas foram instituídos no Ministério e receberam, das mãos de Dom Sergio, o crucifixo. Já no fim da Celebração Eucarística, antes da bênção final, eles receberam também a Palavra de Deus, cada um das mãos do Bispo da Arquidiocese ou Diocese na qual exercem este ministério. Desse modo, o Padre Gerson de Jesus Bittencourt, nosso Administrador Arquidiocesano, entregou a Sagrada Escritura à Sra. Elenice.
O Ministério de Catequista, instituído no ano de 2021, é uma necessidade urgente para a evangelização no Mundo atualmente, segundo o Santo Padre, Papa Francisco. Com este ministério, o catequista, que tem a missão de transmitir a fé, desde o primeiro anúncio até a preparação para os Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma), tem este compromisso missionário intensificado.
Confira a transmissão ao vivo da celebração de Instituição dos primeiros catequistas deste Regional.
61ª Assembleia Regional de Pastoral
Entre os dias 27 e 29 de agosto, foi realizada a Assembleia de Pastoral do Regional Nordeste 3, no Centro de Treinamento de Líderes da Arquidiocese de Salvador. Os dias da Assembleia foram iniciados sempre com a celebração da Santa Missa com Laudes. Ao início do evento, no CTL, a presidência do Regional – composta por Dom Dirceu de Oliveira Medeiros (presidente), Dom José Genivaldo Garcia (vice-presidente) e por Dom Dorival Barreto (secretário) – acolheu a todos os participantes: Bispos, Arcebispos, Coordenadores de Pastoral (Arqui)Diocesanos e Regionais.
No primeiro dia, após a retrospectiva sobre a caminhada, a partir da última assembleia, feita pelo Pe. Jailson de Jesus (coordenador de pastoral do regional) e de algumas análises de conjuntura, os participantes da Assembleia também tiveram a oportunidade de saber mais sobre a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC).
Além do mais, o assessor do Setor Cultura e do Setor de Bens Culturais da Comissão Episcopal para Cultura e Educação da CNBB, Pe. Luciano da Silva Roberto, levou informações importantes acerca do patrimônio eclesiástico tombado, no Brasil, mas, sobretudo na Bahia e em Sergipe.
Das palestras dadas, muitos foram os temas tratados. Além dos mencionados, foram refletidos: “Igreja, escola de oração, sinal de esperança e caridade”, abordado pelo subsecretário de Pastoral da CNBB, Pe. Jânison de Sá; o Jubileu da Esperança, que será celebrado em 2025 e o projeto “Cuidar da Vida – Prevenção ao suicídio de adolescentes e jovens”, assunto conduzido pelo Pe. Josuel Jesus, do Clero da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Nas Assembleias, a presidência do Regional Nordeste 3 abriu espaço para que todas as pastorais pudessem participar, abordando temas de grande importância. No dia 28, após a oração das Vésperas, os prelados realizaram reuniões por Províncias Eclesiásticas: São Salvador da Bahia, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Aracaju.
Fontes:
https://cnbbne3.org.br/momento-historico-para-a-igreja-instituidos-os-primeiros-catequistas-do-regional-nordeste-3/
https://cnbbne3.org.br/assembleia-regional-de-pastoral-apac-e-patrimonio-eclesiastico-foram-assuntos-abordados-no-1o-dia-de-atividades/
https://cnbbne3.org.br/jubileu-da-esperanca-e-prevencao-ao-suicidio-foram-temas-abordados-na-assembleia-de-pastoral-do-regional-ne3/