No contexto do Ano Jubilar da Esperança, nossa Arquidiocese de Vitória da Conquista celebrou com alegria a Ordenação Diaconal de três Seminaristas: José Victor Guimarães Assis, Juliano Neres de Campos e Rodrigo Oliveira Silva. Os Neo Diáconos escolheram como lema, a frase bíblica do livro de Oséias “Falarei ao coração” (Os 2,16), indicando o desejo que estes servidores possuem de falar ao coração do povo sobre o amor e salvação oferecidos pelo Senhor.
A Santa Missa com o Rito de Ordenação Diaconal aconteceu no último sábado, dia 24 de maio, às 17h, na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo, em Vitória da Conquista. A Celebração iniciou com a instituição do ministério do leitorado ao Seminarista da Teologia, João Pedro. Participaram diversos familiares, presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, consagrados e fiéis vindos de várias Paróquias da Arquidiocese, sobretudo das Paróquias de origem dos novos Diáconos.
O Arcebispo Metropolitano Dom Vítor Agnaldo de Menezes presidiu a Solene Celebração Eucarística, na qual pela oração da Igreja e imposição das mãos ordenou os Diáconos. Estes gestos simbolizam a transmissão do ministério de serviço, marcando a consagração dos jovens na ordem do diaconato, comprometidos com os serviços litúrgicos.
O Rito de Ordenação Diaconal iniciou-se após a Liturgia da Palavra com a apresentação dos candidatos. Em seguida, o Padre André Costa Santos, Reitor da Teologia solicitou ao Arcebispo que concedesse à Santa Mãe Igreja o ministério do diaconato para os candidatos.
Durante a homilia, Dom Vítor falou sobre o primeiro grau do Sacramento da Ordem, o diaconato, pelo qual os diáconos se assemelham a Cristo, que veio para servir e não para ser servido, e que devem buscar cada vez mais essa semelhança no serviço ao Povo de Deus, amando-O nos irmãos.
Após a homilia o Arcebispo acolheu dos Seminaristas as promessas de respeito, obediência, compromisso com a oração e o celibato. Depois convidou o povo a rogar a todos os santos e santas de Deus pela graça que seria dada aos candidatos que prostraram-se em sinal de entrega total a Deus enquanto a comunidade rezava a Ladainha. Ao final, Dom Vítor rezou suplicando ao Espírito Santo a benção e a força da graça diaconal. Em seguida os recém ordenados foram vestidos com a estola diaconal e a dalmática. Prosseguindo com o Rito de Ordenação, receberam os Livros com os Santos Evangelhos e os cumprimentos do Arcebispo e de alguns Diáconos. A Santa Missa continuou com a Liturgia Eucarística, onde os novos Diáconos exerceram pela primeira vez o seu ministério com Dom Vítor e os outros presbíteros e diáconos presentes.
Os Diáconos Transitórios que foram ordenados tem como missão auxiliar nas Celebrações dos Sacramentos, especialmente a Eucaristia e o Batismo, além de serem servidores na assistência aos pobres, enfermos e necessitados. A Ordenação Diaconal é um passo importante em sua trajetória vocacional, e a Igreja espera que eles continuem a crescer espiritualmente nesse período que se preparam para a Ordenação Presbiteral.
O Diácono José Victor é proveniente da Paróquia São Miguel Arcanjo, em Vitória da Conquista e irá realizar o estágio diaconal na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Bom Jesus da Serra. O Diácono Juliano é da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, cidade de Nova Canaã e irá realizar o estágio diaconal na Paróquia São João Batista em Anagé. O Diácono Rodrigo veio da Paróquia São Pedro, em Macarani, e irá realizar o estágio diaconal na Paróquia São Miguel Arcanjo, em Vitória da Conquista.
Desejamos aos novos Ministros ordenados para o serviço diaconal em nossa Igreja Particular de Vitória da Conquista, um santo e fecundo ministério, com as bênçãos de Deus e a proteção de Nossa Senhora Mãe da Igreja e de todas as vocações.
Confira alguns registros desse dia:










Abaixo, transmissões pelo canal da Arquidiocese e o Jornalismo Canção Nova: