Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
/
Padres do Vicariato São Lucas se reúnem na Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Padres do Vicariato São Lucas se reúnem na Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Testde de legenda

Nesta quarta-feira (25/09), aconteceu a Reunião dos Padres do Vicariato São Lucas na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa, em Conquista. Conforme orienta o Sínodo da Arquidiocese, os Vicariatos Regionais visam “tornar mais efetiva a participação dos presbíteros no governo pastoral, como também promover uma ação pastoral mais orgânica entre as paróquias da mesma região” (nº24). O Vicariato São Lucas é formado pelas 14 paróquias existentes em Vitória da Conquista: Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São Francisco de Assis, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Paróquia Bom Jesus, Paróquia Santa Dulce dos Pobres, Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Paróquia Santa Luzia, Paróquia Nossa Senhora das Candeias, Paróquia São Miguel Arcanjo, Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa, Paróquia Nossa Senhora das Graças, Paróquia Nossa Senhora das Vitórias – Catedral Metropolitana.

A reunião teve início com o café da manhã, seguido da oração dirigida pelo pároco da Paróquia Nª. Sª. de Fátima e Sto. Antônio de Lisboa, Frei Sebastião Dias Mendes OFMCap. no salão paroquial. Foram feitas as avaliações das últimas atividades do Vicariato, entre elas a Missa no Cristo, organizada pelo movimento do Terço dos Homens, as festividades dos padroeiros Nossa Senhora da Saúde, São Miguel Arcanjo, São Vicente de Paulo e São Francisco de Assis.

Em seguida, foram tratados os assuntos referentes aos acontecimentos que virão, entre os quais o Dia Nacional da Juventude, em 20 de outubro, a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro entre 01 a 08 de outubro, a Avaliação Anual do Clero nos dias 22 e 23 de outubro e a reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano no dia 16 de novembro. Diversos párocos e administradores paroquiais das paróquias que compõem o Vicariato São Lucas se fizeram presentes, dentre eles o Pe. Geneildo Almeida Lima, Pároco da Paróquia Nª. Sª. Rainha da Paz e S. Vicente de Paulo e coordenador do Vicariato São Lucas. O Pe. Gerson de Jesus Bittencourt, Administrador Arquidiocesano e pároco da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, participou do encontro e apresentou alguns encaminhamentos que estão sendo dados para uma melhor organização dos trabalhos pastorais e administrativos da Arquidiocese. A reunião foi finalizada com uma oração, seguida do almoço e confraternização dos padres.

Os padres conversaram e decidiram que, por ocasião das eleições municipais que se aproximam, será lida em todas as paróquias do Vicariato São Lucas a MENSAGEM DOS ARCEBISPOS E BISPOS DOS ESTADOS DA BAHIA E DE SERGIPE SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024 no dia 29/09, último domingo do mês, que antecede a data da votação para prefeito(a) e vereadores (06/10).

As orientações dirigidas nessa mensagem para os cristãos católicos são acerca da responsabilidade pelo voto consciente, pois dele dependem: a defesa e a promoção da vida desde a concepção até a morte natural, a valorização da família, o acesso à educação básica de qualidade, a garantia do acesso de todas as pessoas à saúde integral, o cuidado com a casa comum, moradias dignas em lugares seguros, o olhar humano para a população em situação de rua, as políticas públicas de combate a violência e a defesa ao meio ambiente e à casa comum, o nosso planeta. Segundo os bispos da Bahia e de Sergipe, antes de votar devemos verificar se os candidatos que escolheremos têm condições de favorecer e promover esses urgentes desafios.

A Igreja é contrária ao uso político da religião e não indica candidatos, mas oferece critérios cristãos e humanos, respeitando a consciência de cada cristão católico, para que façam uma escolha consciente. Nesse discernimento acerca da decisão em quem votar as pessoas devem buscar se informar através de fontes seguras sobre o perfil dos candidatos e suas propostas. Os bispos recomendam aos membros de nossas comunidades, que possuem vocação para a atuação político-partidária, se candidatarem, e se eleitos vivenciarem os valores cristãos como inspiração para atuarem a serviço do bem comum. O voto é um direito e o compromisso dos homens e mulheres de boa vontade na construção de uma sociedade justa e democrática. E tão importante quanto o papel de exercer a cidadania participando do processo eleitoral é também acompanhar a atuação política dos representantes do povo.

 

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque