Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
/
Reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano

Reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano

Testde de legenda

Reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano

Aconteceu na manhã deste sábado, 13/07/2024, das 7h30 às 11h30, na paróquia Nossa Senhora das Graças em Conquista, a Reunião do CPA- Conselho Pastoral Arquidiocesano. Este conselho é composto por clérigos e fiéis leigos que coordenam a ação pastoral dos diversos grupos, pastorais, movimentos, associações e comunidades religiosas na Arquidiocese de Vitória da Conquista. Além dos coordenadores(as) participaram uma religiosa (Irmã. Maize), diácono (Diác. Luciano Santana) e alguns padres assessores (Pe. Gerson, Pe. Frenilson, Pe. Nilson, Pe. Geneildo, Pe. Edmilson e Pe. Lucas Conceição). Estas reuniões periódicas constam de momentos de oração, conhecimento, convivência, informes, direcionamentos e partilha da realidade pastoral.

A programação do encontro deste sábado iniciou com o café da manhã, seguida de um momento de acolhida e oração inicial. Em seguida, o Pe. Gerson de Jesus Bittencourt, Administrador Arquidiocesano dirigiu as palavras iniciais de incentivo a continuidade da ação evangelizadora em nossa Igreja Particular de Vitória da Conquista nesse período de vacância. O Pe. Gerson motivou a todos para rezarem pela eleição do novo Pastor de nossa Arquidiocese e falou sobre a reforma do Centro de Pastoral (Antigo Colégio Dom Climério) que está em andamento para futuramente acolher melhor as atividades pastorais de nossa Igreja.

O encontro do CPA prosseguiu com a partilha da Bula de proclamação do Jubileu da Esperança 2025 do Papa Francisco, feita pelo Padre Edmilson José dos Santos, Reitor do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias – Filosofia. Segundo o Pe. Edmilson, a esperança é a mensagem central do próximo jubileu: Peregrinos de esperança. “Jesus Cristo é a nossa esperança”. (1Tm 1,1). O Jubileu é ocasião para reanimar a nossa esperança, em que se abre novamente a porta santa para oferecer a experiência viva do amor de Deus, que desperta no coração a esperança segura da salvação de Cristo. “Ora, a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,1-2,5). A esperança nasce do amor e fundamenta-se no amor do coração de Cristo trespassado na cruz, por isso ela não desilude. A esperança, a fé e a caridade são virtudes teologais, dons de Deus que operam no coração dos cristãos. Abraão, o Pai da fé foi provado e esperou contra toda humana esperança. A exemplo dele precisamos percorrer perseverantes nosso caminho. A vida cristã é um caminho que precisa de momentos fortes como o jubileu que se aproxima, para nutrir e robustecer a esperança. A peregrinação que ocorrerá no Ano Santo de 2025 até a porta Santa e outros lugares de fé, representa um elemento fundamental de todo o evento jubilar. Colocar-se a caminho é o que deve ser feito por nós homens e mulheres que crêem em Jesus Cristo, razão da nossa esperança.

Após a reflexão do padre Edmilson sobre a Bula do Jubileu da Esperança, abriu-se o espaço de fala para os membros do conselho. O Diácono Luciano Lima Santana relatou sobre as ações que a Igreja Católica está realizando com a OAB e setores da sociedade em prol dos venezuelanos que migraram para Conquista. O Pe. Frenilson da Conceição Brito, Paróco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Conquista e Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, prosseguiu os trabalhos compartilhando sobre a experiência vivida nessa última semana em Brasília no Encontro Nacional para Coordenadores Arqui(Diocesanos) de Pastoral. Em seguida, o Padre Geneildo Almeida Lima, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo e assessor eclesiástico da Pastoral Familiar fez uma breve partilha de sua participação no Encontro Nacional de Bispos e Assessores da Pastoral Familiar ocorrido entre os dia 2 a 5 de julho na sede da CNBB em Brasília. Houve ainda algumas comunicações da Coordenadora das CEBs, Regina Dantas de Carvalho, dos coordenadores da Pastoral da Pessoa Idosa e da Pastoral da Saúde. O encontro foi encerrado com a oração pela nomeação do novo arcebispo. O Conselho Pastoral Arquidiocesano deverá se reunir novamente em novembro deste ano para a Assembléia Arquidiocesana de Pastoral.

 

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque